As bolsas fecharam em alta nesta quinta-feira (9) em todo o mundo, diante de certos dados que apontam que a pandemia do novo coronavírus pode estar se aproximando do pico e apesar da grande incerteza sobre as economias mais relevantes.
"Praticamente em todos os mercados financeiros há um otimismo renovado", explicou Stephen Innes, da AxiCorp. "Há sinais de que a quantidade de novos casos de coronavírus está desacelerando, o que leva a crer que as medidas de distanciamento social em breve serão suspensas em algumas partes do mundo", indicou este especialista.
"Apesar de algumas estatísticas realmente ruins, os investidores são otimistas sobre o que consideram o pico do surto do coronavírus, e as perspectivas de novos pacotes de estímulo governamentais", acrescentou a analista da City Index, Fiona Cincotta.
O preço do petróleo também subiu com força ao início de uma reunião da Opep, juntamente com uma dezena de países produtores, que os analistas apostam que terminará com um corte importante da produção de petróleo para deter a queda das cotações.
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.