Profissionais como músicos, DJs, roadies, técnicos de som, de luz, estrutura e de trios elétricos participaram de um protesto no Centro do Recife, nesta segunda-feira (10), pela volta dos eventos presenciais no Estado, suspensos há aproximadamente cinco meses por conta da pandemia do coronavírus.
Com faixas pedindo "solução para o setor de eventos" e também "pagamento do cachê do Carnaval", o grupo se concentrou na Praça do Derby e percorreu ruas do Centro da Cidade. "Tem gente passando por necessidades de alimentação e moradia. Eu escutei relatos de músicos que estão vendendo os instrumentos que tocam para poder botar algo dentro de casa. Nem todo mundo foi beneficiado pelo auxílio emergencial, Está difícil mesmo", explicou um dos organizadores do ato, Diógenes Celestino, 43 anos, do segmento de som, palco e luz.
Uma comissão foi recebida pelo secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento da Casa Civil, Eduardo Figueiredo, no Palácio do Campo das Princesas. Durante o encontro, de acordo com o governo, o secretário-executivo anunciou que será concedida ao setor uma linha de crédito de até R$ 21 mil. Também foi informado que o protocolo de retomada de festas de casamentos, de 15 anos e de formaturas está em fase final de elaboração na Secretaria Estadual de Turismo. A expectativa do Estado é que o documento seja apresentado na segunda quinzena deste mês.
A Secretaria da Casa Civil de Pernambuco informa que uma comissão com representantes dos músicos, artistas, técnicos de som, de luz, estrutura e de trios elétricos foi recebida nesta segunda-feira (10.08) pelo secretário-executivo de Articulação e Acompanhamento, Eduardo Figueiredo, no Palácio do Campo das Princesas. Durante o encontro, o secretário-executivo anunciou que será concedida ao setor uma linha de crédito de até R$ 21 mil. O financiamento, que será operado pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), é válido para pessoa física e jurídica, com carência a partir de três meses.
O secretário-executivo informou também que o protocolo de retomada de festas de casamentos, de 15 anos e de formaturas está em fase final de elaboração na Secretaria Estadual de Turismo. A expectativa é que o documento seja apresentado na segunda quinzena de agosto.
A Casa Civil destaca ainda que a categoria já pode prestar serviços em bares e restaurantes, desde que em acordo com os protocolos de segurança já anunciados.