NEGOCIAÇÃO

Dívidas com a Celpe? Saiba como participar do mutirão online de negociação do Procon Recife

Segundo o órgão, posteriormente serão lançados mutirões com outras empresas

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 10/09/2020 às 12:27
ANDRÉ NERY/ACERVO/JC IMAGEM
NA CONTA Empréstimo feito pelo governo federal será pago pelo consumidor através da fatura de energia - FOTO: ANDRÉ NERY/ACERVO/JC IMAGEM
Leitura:

O Procon Recife realiza, entre esta segunda-feira (14) e sexta (18), o primeiro Mutirão Online de Negociação de Dívidas Vencidas. Nesta semana, consumidores poderão negociar débitos com a Celpe através de um formulário no site do órgão municipal de defesa do consumidor https://procon.recife.pe.gov.br. Devido a pandemia, os atendimentos presenciais estão suspensos.

Segundo o órgão, posteriormente serão lançados mutirões com outras empresas. "Faremos uma série de mutirões online, divididos por semana, começando com a Celpe. Depois, faremos de débitos com a Compesa, com bancos, empresas de telefonia, cartões de crédito, etc.", explica Ana Paula Jardim, presidente do Procon Recife.

Após o consumidor enviar o formulário de negociação preenchido, o Procon Recife afirma que abrirá o processo de reclamação e que acionará a Celpe através de ofício. Em até 48h, o Procon Recife promete dar um retorno ao consumidor sobre a proposta de pagamento e parcelamento conseguida junto à concessionária de energia.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o endividamento dos brasileiros atingiu, em agosto, o índice de 67,5%, sendo o maior desde que o órgão começou a fazer anualmente a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), em janeiro de 2010. Na comparação anual, o endividamento no mês de agosto também se mostrou acima do mesmo período de 2019 em 2,7%.

"O objetivo é possibilitar que o consumidor recupere seu crédito. Geralmente, a pessoa deixa de quitar suas contas por questões de desemprego, diminuição de renda e os juros que vão se acumulando. Com a pandemia, a crise econômica já existente foi agravada, então decidimos fazer essa mobilização para ajudar o consumidor, já que em mutirões, conseguimos negociações com descontos que podem chegar até 80% e parcelamentos diferenciados.", esclarece Ana Paula.

Para abrir reclamações ou tirar dúvidas, o consumidor deve entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelas redes sociais do órgão.

Comentários

Últimas notícias