Pernambuco lança plataforma de e-commerce para pequenos empreendedores do Estado

O Compre PE tem custo zero para os empreendedores e abriga serviços e produtos de segmentos diversos
Carolina Fonsêca
Publicado em 03/09/2020 às 19:20
Para vender por meio da plataforma o empreendedor precisa se cadastrar. Foto: DIVULGAÇÃO


O governo de Pernambuco anunciou, durante a coletiva de imprensa transmitida ao vivo nesta quinta-feira (3), o lançamento de um e-commerce para os pequenos empreendedores do Estado. O Compre PE reunirá pequenos negócios diversos segmentos, com custo zero para os empreendedores. A plataforma já está no ar e pode ser acessada em comprepe.pe.gov.br ou clicando aqui.

A criação do e-commerce foi motivada pela pandemia do novo coronavírus, que deixou muitos trabalhadores autônomos em situação vulnerável. "Artistas de artesanato, por exemplo, que tiveram as vendas prejudicadas no momento de pandemia, vão poder oferecer esse trabalho", disse o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes. 

Nesta primeira etapa, a plataforma buscará atrair microempreendedores individuais que ofereçam produtos e serviços, além de pequenos e médios comerciantes e prestadores de serviço informais, como pintores, encanadores, marceneiros, eletricistas, entre outros. Entram também nessa proposta vendedores de móveis, de café, couro, doces, cervejas artesanais, artesanato de barro, decoração, roupas, bijuterias, lojas de ração de animal, lanchonetes, padarias, pizzarias, doces, salgados, entre outros.

De acordo com o secretário dentro dessa plataforma já existe o PE Cidadão, que conta com 400 mil pessoas cadastradas e é acessado por cerca de 15 mil pessoas ao dia, em busca de variados serviços. Assim, os pequenos comerciantes vão ofertar seus produtos a um grande público, inclusive no exterior, já que a plataforma online é muito ampla. "O pequeno comerciante vai poder oferecer seu trabalho também para o mundo todo, vamos divulgar", disse. 

Para vender por meio do Compre PE, o empreendedor precisa se cadastrar, no mesmo site. Alguns negócios já estão cadastrados e disponíveis no site. "O formato de e-commerce veio para ficar e a gente está adaptando essa forma para os pequenos empreendedores do nosso Estado", completou. 

Focado exclusivamente no mercado local, o Compre PE reúne desde comerciantes a prestadores de serviços, em áreas diversas. Até o momento, o site apresenta 24 categorias de negócios que vão do ramo de alimentação à educação. 

Confira as 24 categorias do Compre PE

Alimentação e Bebida
Farmácia
Comércio
Padaria
Artesanato
Recreação, Arte e Lazer
Pet Shop
Mercadinhos e Quitandas
Construção
Serviço Diverso
Autônomo
Escola e Creche
Higiene e Beleza
Clínica Popular
Doméstico
Oficina Eletro-mecânica
Roupa e Acessório
Calçado e Bolsa
Eletrônica e Informática
Gráfica
Fotografia e Filmagem
Festa e Evento
Papelaria
Doceria

 

TAGS
Economia e-commerce pandemia covid-19 coronavírus
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory