EMPREGOS E CARREIRAS

Saiba como se preparar para concorrer às mais de 1,3 mil vagas de emprego temporário em Pernambuco

Em todo o Brasil, e acordo com uma projeção da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), cerca de 400 mil vagas temporárias devem ser criadas até o fim do ano

Marcelo Aprígio
Marcelo Aprígio
Publicado em 30/10/2020 às 12:18
Notícia

MARCOS SANTOS/DIVULGAÇÃO
Emprego Temporário - Carteira de Trabalho - CTPS - FOTO: MARCOS SANTOS/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Tradicionalmente, o fim de ano costuma gerar milhares de empregos temporários no Brasil. Pensando em Black Friday e, mais especificamente, no Natal , os comerciantes têm o hábito de fazer contratações temporárias e, consequentemente, aquecer a economia. Mesmo num ano totalmente atípico como foi o de 2020 — marcado pela pandemia do novo coronavírus, isolamento social e aumento do desemprego — já foram geradas e estão abertas mais de 7,9 mil vagas em todo país, sendo mais de 1,3 mil apenas em Pernambuco.

O número tende a melhorar. Isso porque, de acordo com uma projeção da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), cerca de 400 mil vagas temporárias devem ser criadas no último trimestre de 2020. Dessas, até 20% poderão se tornar efetivas.

O presidente da associação, Marcos de Abreu, afirma que no mês de outubro o setor da indústria tem concentrado as contratações para suprir a alta demanda do mercado, sendo que os principais segmentos que buscam reforços de trabalhadores temporários são: alimentos, farmacêutico, embalagens, metalurgia e automobilístico. Já nos meses de novembro e dezembro, Abreu reforça que o destaque será o comércio, seguido pelo setor de serviços para pessoas físicas.

“Com a proximidade do Natal, o comércio abrirá muitas vagas temporárias. Assim, quem está desempregado deve ficar atento às oportunidades que vão surgir. A dica para o trabalhador é procurar uma agência de trabalho temporário, associada e registrada no Ministério da Economia para ter mais segurança na contratação”, afirma ele.

Em tempos de desemprego recorde, o trabalho temporário é uma chance de os desempregados voltarem ao mercado de trabalho. Por isso, dá uma organizada no currículo para essas vagas é essencial, segundo especialistas.

De acordo com Joebson Oliveira, consultor de recursos humanos e coordenador do Núcleo de Carreiras do Unit-PE, com o crescimento do comércio eletrônico em função da pandemia, qualificações relacionadas a tecnologia, e-commerce e atendimento virtual devem ser priorizadas no currículo.

Mas, antes de enviar o currículo, o candidato deve analisar se o seu perfil é compatível com a empresa e a função que será desempenhada. As vagas temporárias não exigem tantos requisitos quanto as oportunidades para cargos mais específicos. Por isso, o profissional tem maior liberdade para descobrir novas áreas e se desenvolver profissionalmente, aproveitando para ganhar aprendizado. “Por isso, é importante o candidato avaliar as suas próprias características e analisar em que funções gostaria de trabalhar”, orienta Joebson.

DIVULGAÇÃO/UNIT-PE
EMPREGO TEMPORÁRIO Joebson Oliveira, consultor de recursos humanos e coordenador do Núcleo de Carreiras do Unit-PE - DIVULGAÇÃO/UNIT-PE

Oliveira alerta ainda sobre os cuidados nas mídias sociais. “Além do currículo, o recrutador irá recorrer à internet para obter mais informações, principalmente sobre comportamento. Atualmente, as redes sociais são filtros importantes”, diz.

Ele aconselha evitar comentários políticos e que envolvam assuntos polêmicos que possam levar ao questionamento de postura do candidato. Segundo ele, até mesmo um comentário “despretensioso” pode colocar tudo a perder.

O que é o trabalho temporário

Na avaliação da advogada trabalhista Anna Carolina Cabral, do escritório Queiroz Cavalcanti, antes de pensar em concorrer a alguma vaga de trabalho temporário, o profissional precisa entender as características dessa modalidade de serviço.

Segundo Anna Carolina, o trabalho temporário é prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços ou cliente. “Essa contratação é somente para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços”, explica a especialista.

DIVULGAÇÃO
EMPREGO TEMPORÁRIO Anna Carolina Cabral, advogada - DIVULGAÇÃO

A duração do contrato de trabalho máxima é de até 180 dias, coma possibilidade de ser prorrogado uma única vez por até 90 dias corridos, independentemente de a prestação de serviço ocorrer em dias consecutivos ou não. “Isso indica que o prazo deve ser contado de forma corrida, considerando a contagem também dos intervalos contratuais, e não apenas considerando só os dias efetivamente trabalhados”, diz a advogada.

Onde há vagas

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), a expectativa nos shoppings centers é de, pelo menos, cerca de 1.300 contratações temporárias para atender a demanda típica do fim de ano. No RioMar Recife, no Pina, na Zona Sul da cidade, a expectativa é abrir até 300 vagas temporárias até o fim do ano. Os que quiserem concorrer às oportunidades devem se cadastrar no site da associação dos lojistas do mall, pelo endereço alsr.com.br.

No Shopping Recife, em Boa Viagem, também na Zona Sul, foram abertas 100 vagas para a administração e para empresas terceirizadas. Para se cadastrar, é preciso entrar no site www.shoppingrecife.com.br/oportunidades. No Shopping Guararapes, em Jaboatão, no Grande Recife, a expectativa é contratar 250 pessoas. A maioria das vagas temporárias é na área de vendas, estoquista e caixa. Para se candidatar, é preciso acessar o link www.alsg.com.br/vagas.

O Shopping Center Tacaruna, na área central do Recife, também está oferecendo 350 vagas temporárias. Os interessados em conseguir uma oportunidade nas lojas podem acessar o site da associação dos lojistas (www.alsct.com.br) e cadastrar o currículo na aba "Oportunidades". No North Way Shopping, em Paulista, na Região Metropolitana, estão sendo oferecidas 400 vagas de emprego temporário, no fim do ano. Segundo o estabelecimento, há oportunidades em diversos setores. Para se cadastrar, é preciso entrar no site www.paulistanorthwayshopping.com.br/trabalhe-conosco.

Já o Assaí Atacadista está selecionando profissionais para mais de 1800 vagas temporárias em todo o País. A empresa anunciou que irá reforçar as equipes de funcionários em suas 176 lojas para o fim de ano, período de maior movimento para o setor. Há vagas para os cargos de empacotador, repositor, operador de caixa, operador de depósito e fiscal de prevenção de perdas, com oportunidade de efetivação, segundo a empresa. Em Pernambuco são oito lojas.

Podem se candidatar maiores de 18 anos com ensino médio completo e disponibilidade para trabalhar em escala 6x1 (seis dias trabalhados para um de folga). O processo seletivo será realizado 100% on-line. Em Pernambuco, os interessados podem consultar as vagas disponíveis e cadastrar o currículo no site da empresa AST Consult (astconsult.com.br)até o dia 10 de novembro. A rede comunica que oferece salário e benefícios compatíveis com o mercado.

ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
DIFERENCIAL Com as vendas online em alta, conhecimentos em e-commerce devem ser informados no currículo - FOTO:ARNALDO CARVALHO/JC IMAGEM
DIVULGAÇÃO/UNIT-PE
É importante o candidato avaliar as suas próprias características e analisar em que funções gostaria de trabalhar", diz Joebson Oliveira - FOTO:DIVULGAÇÃO/UNIT-PE
DIVULGAÇÃO
EMPREGO TEMPORÁRIO Anna Carolina Cabral, advogada - FOTO:DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO/ASSERTTEM
A dica é procurar uma agência de trabalho temporário registrada para ter mais segurança", ressalta Marco Abreu - FOTO:DIVULGAÇÃO/ASSERTTEM

Seja um assinante JC.

Assine o JC com planos a partir de R$ 1,90 e tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo do jc.com.br, à edição digital do JC Impresso e ao JC Clube, nosso clube de vantagens e descontos que conta com dezenas de parceiros.

Assine o JC

Comentários

Últimas notícias