Antes previstos para começarem a ser realizados a partir desta terça-feira (1º), os eventos corporativos, culturais e sociais para público acima de 300 pessoas voltaram à incerteza quanto alguma definição de retomada. De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, o Gabinete de Enfrentamento à covid-19 irá analisar os números da pandemia no Estado esta semana para pode definir sobre os pleitos solicitados. Desde o 13 de outubro, o governo está recebendo solicitações para realização de eventos, inclusive de festas de réveillon e para o Carnaval 2021.
- Pernambuco registra 2.084 novos casos de covid-19, maior número desde 16 de maio
- Taxa de ocupação de UTI exclusiva de covid em Pernambuco chega a 81%
- Com alta da covid-19, Pernambuco confirma 449 novas infecções e totaliza 181.841 casos
- Municípios de Caruaru, Petrolina e Tamandaré cancelam programação de Natal e Réveillon devido à covid-19
- Pernambuco registra 565 novos casos e mais sete mortes de covid-19 nesta segunda-feira (30)
Dentro do plano de convivência com a covid-19 do governo do Estado, os eventos foram liberados na etapa 6, mais precisamente no dia 27 de setembro, com capacidade máxima para até 100 pessoas. No dia sete de outubro, o governo optou por aumentar a capacidade para até 300 pessoas. Na mesma ocasião, fora anunciado o início do recebimento de propostas para eventos com até 1,5 mil pessoas, que passariam a ser liberados a partir do dia três de novembro.
Essa última data prevista, no entanto, não chegou a ser cumprida. Coincidindo com o período eleitoral, a liberação causou questionamentos no Ministério Público Eleitoral, que enviou ofício ao governo solicitando explicações sobre a flexibilização, já que havia o temor que a medida se aplicasse também aos eventos de campanha. Em consideração ao documento, o governo de Pernambuco voltou atrás, adiando para o dia 1º de dezembro a possibilidade de realização de eventos para até 1,5 mil pessoas.
Casos de covid-19
Agora, de acordo com a própria secretaria de Desenvolvimento Econômico, pesa contra a decisão anunciada outrora a necessidade de avaliação da evolução dos casos de covid-19 no Estado.
Desde a segunda quinzena de outubro, profissionais de saúde fazem alerta sobre o aumento de casos. Nesta segunda-feira (30) foram registrados 565 novos casos da covid-19, elevando o número total para 182.406 casos. No último sábado (228), o Estado registrou 2 mil novos casos - maior número desde o mês de maio. Hoje, o número de casos confirmados foi 34% maior do que o registrado 14 dias atrás. A média móvel semanal de casos no dia sete de outubro, quando o governo anunciava a ampliação dos eventos, chegou a ser de -9%, o que demonstrava estabilidade dos casos.
"Sobre a realização de eventos corporativos, culturais e sociais para público acima de 300 pessoas, o Governo de Pernambuco informa que o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 irá analisar os números da pandemia no Estado esta semana para pode definir sobre os pleitos solicitados e, como de costume, serão anunciados na Coletiva de imprensa. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico reforça que todos os protocolos setoriais estão publicados no site pecontracoronavirus.pe.gov.br", disse a secretaria em nota.
A reportagem questionou o governo sobre o número de solicitações de eventos já feitas, total de pedidos aprovados e em quais períodos esses eventos estavam previstos para serem realizados. No entanto, as perguntas não foram respondidas. Só no Recife, nas últimas semanas tem se intensificado a divulgação de eventos previstos para acontecerem neste fim de ano e também para no início do ano que vem, inclusive no Carnaval 2021.
Comentários