Caged: 'podemos ter saldo positivo em dezembro, de forma atípica', diz Bianco

Bruno Bianco afirmou não achar difícil que os dados do Caged "surpreendam" em dezembro, devido as iniciativas para manutenção de emprego
Estadão Conteúdo
Publicado em 23/12/2020 às 13:53
VAGAS DE EMPREGO: Agência de Trabalho de Pernambuco oferta diversas vagas na Região Metropolitana do Recife Foto: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL


Apesar de dizer que evita fazer previsões, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco afirmou nesta quinta-feira (23) não achar difícil que os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) "surpreendam" em dezembro, devido as iniciativas para manutenção de emprego. O secretário destacou que o mês tipicamente tem saldo negativo de vagas. "Podemos ter saldo positivo em dezembro, de forma atípica", afirmou Bianco, ressalvando, no entanto, que prefere se ater apenas à divulgação dos dados. "2020 é ano atípico e tem sido positivo de vagas, nos surpreendendo", disse Bianco.
O mercado de trabalho formal brasileiro registrou em novembro a abertura líquida de 414.556 vagas. Segundo o Ministério da Economia, esse é o melhor resultado para todos os meses desde o início da série histórica do Caged.
"É possível alta taxa de contratação de temporários com demanda forte e retomada da economia. A demanda está forte agora e é possível que porcentual elevado de temporários sejam contratados", comentou o secretário de Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo.
Trabalho intermitente
Em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF), a modalidade de trabalho intermitente, instituída com a reforma trabalhista, teve seus resultados ressaltados por Bruno Dalcolmo. Os dados do Caged mostraram a abertura líquida de 11.089 empregos com contrato intermitente em novembro. A categoria registrou admissão de 20.429 trabalhadores no mês, ao mesmo tempo em que houve 9.340 demissões.
Segundo Dalcolmo, a pasta trabalha "neste momento" em novos dados sobre a modalidade. O secretário afirmou que tão logo a análise pelo STF seja retomada, o ministério irá contribuir com números e "ilustrar" como o trabalho intermitente tem previsibilidade. "O trabalho intermitente foi adotado tardiamente no Brasil e mostra bom resultado", disse.
No início do mês, a ministra Rosa Weber, do STF, pediu vista e suspendeu o julgamento que discutia a constitucionalidade do trabalho intermitente. O Plenário já tem dois votos a favor da medida e um único contrário, proferido pelo relator de três ações sobre o tema, ministro Edson Fachin.
Na coletiva à imprensa para comentar os dados do Caged, o secretário Bruno Bianco, comemorou os números de novembro e do acumulado do ano. "Trabalhamos para ter melhor ambiente de negócios e geração de emprego", disse Bianco, lembrando que apenas agricultura teve saldo negativo no mês, o "pior resultado no Caged". "Mas se deve a questões sazonais", disse o secretário. Em novembro, o saldo para o setor foi negativo em 15.353 vagas.
"O Caged mostra vitalidade da economia brasileira num momento como este", afirmou Dalcolmo, que lembrou que após as entregas de Natal, dados de indústria e serviços costumam baixar.
Benefícios emergenciais
O Ministério da Economia informou nesta quarta que R$ 31,3 bilhões já foram pagos no Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. O valor previsto é de R$ 34,2 bilhões. A quantidade de trabalhadores atendidos é de 9.838.151, com 1.464.274 empregadores e 20.067.883 acordos.
No programa, o governo federal paga um Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) para os trabalhadores que tiveram seus contratos de trabalho suspensos em razão da pandemia, ou que tiveram redução proporcional de jornada de trabalho e de salário.
Diretor de programa da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Luís Felipe Batista de Oliveira destacou que a quantidade de acordos por mês vem caindo. Em abril, foram 5.932.065, contra 228.635 em dezembro, com números até o dia 18.
Proporcionalmente, os acordos para suspensão lideram entre as modalidades, representando 43,5%. Em seguida estão as negociações para a redução de 70% da jornada (21,9%), redução de 50% (18,9%), redução de 25% (14,8%), e intermitente (0,9%).
Bruno Bianco negou nesta quarta-feira (23) que os valores de restos a pagar do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) signifiquem uma prorrogação do benefício, mas afirmou que o Ministério da Economia está estudando se o BEm terá uma sobrevida.
 
TAGS
Economia emprego vagas
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory