Influenciadoras saem do digital e criam novos negócios fora das redes
Blogueiras se desprenderam da função de apenas influenciar nas redes sociais e têm usado suas experiências para desenvolver produtos e colocá-los à disposição na prateleira mais próxima
Por trás das selfies com milhares de curtidas, existem mulheres que, a exemplo de tantas outras, compartilham dilemas, como a falta de produtos de beleza mais democráticos ou de outros produtos que atendam às suas exigências. De olho nessa demanda, blogueiras se desprenderam da função de apenas influenciar nas redes sociais e têm usado suas experiências para desenvolver produtos e colocá-los à disposição na prateleira mais próxima.
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Com mais de 158 mil seguidores no Instagram, a blogueira Karine Filizola decidiu empreender. A influenciadora lançou sua própria linha de máscaras de cílios. “Procuro trazer ao mercado produtos de que eu sinto falta”, diz ela, que também buscou entender o desejo de consumo dos seus seguidores antes de colocar no mercado a marca que leva seu nome, a Karine Filizola Beauty.
“A internet é uma ferramenta rápida e eficaz para apresentar ao público os produtos. Hoje, vemos grandes marcas migrarem para essa ferramenta, tendo em vista que a chance de entregar o seu conteúdo para o consumidor final é mais certa”, pontua.
Outra pernambucana que também criou sua própria marca foi Camila Coutinho. Considerada a “mãe” da blogosfera brasileira, ela lançou, em agosto, a GE Beauty, focada em saúde capilar. A marca aterrissou no mercado com sete produtos que, combinados entre si, possibilitam diferentes ações e benefícios. De início, os itens eram vendidos exclusivamente on-line. No entanto, com menos de cinco meses de atividade, a marca ganhou um ponto físico na capital pernambucana.
“Esse é um projeto que, pra mim, não simboliza só mais uma marca nova no mercado de beleza, e sim uma vontade gigante de falar com mais carinho e clareza sobre a maneira que nos nos enxergamos na frente do espelho. Vontade que transbordou os posts do blog Garotas Estúpidas”, escreveu a influencer nas redes.
“Sempre acreditei no poder das marcas do consumo em pautar muitos dos nossos conceitos. Agora, tenho a chance de deixar um pouco do que eu acredito”, completou.
Quem compartilha da mesma ideia é Bruna Tavares. Visionária, a blogueira e jornalista criou, em 2009, o ''Pausa para Feminices'' e foi uma das pioneiras em empreender. Tanto que, atualmente, é uma das influenciadoras de beleza com maior coleção de make assinada do país. O primeiro batom – seu carro-chefe – é de 2011.
“Eu vejo que influenciei esse movimento, pois deu certo pra mim, e me sinto honrada de ser uma espécie de consultora para outras blogueiras que querem criar e desenvolver suas próprias linhas. É algo que está intrínseco no meu trabalho, muito antes de ser uma tendência”, acredita.
Empreender além da make
Além das maquiagens, há outro setor explorado pelas influenciadoras, que é o skincare, ou seja, produtos focados em oferecer tratamentos para a rotina de cuidados para a pele. Em 2020, Lu Ferreira, nome por trás do blog Chata de Galocha, criou sua linha especial de máscaras faciais. “Acho que o fato de gostar tanto de produtos de beleza vem do prazer em ter pequenas pausas na correria, momentos em que me concentro em mim mesma e me permito cuidar de mim mesma", conta