Benefício

INSS vai retomar bloqueio de benefícios de quem não fizer prova de vida

Os bloqueios serão retomados a partir do dia 1º de junho, então é preciso ficar atento para os meses de vencimento da prova de vida para evitar a suspensão do benefício

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 13/05/2021 às 15:26
Artes jc
cronograma de bloqueio - FOTO: Artes jc
Leitura:
Suspenso desde março de 2020 por conta da pandemia da covid-19, o bloqueio do benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) por falta de realização da prova de vida será retomada pelo órgão. A medida foi anunciada por meio da Portaria Normativa nº 1.299 de 12 de maio e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (13).
Os bloqueios serão retomados a partir do dia 1º de junho, então é preciso ficar atento para os meses de vencimento da prova de vida para evitar a suspensão do benefício. A comprovação de vida deve ser feita anualmente de acordo com o calendário do INSS. 
A suspensão começará a ser feita para o caso de benefícios com vencimento da prova de vida no mês de maio de 2021. Esse grupo será selecionado para integrar a primeira etapa de prova de vida por meio de biometria facial. 

Os aposentados e pensionistas desse grupo poderão fazer a prova de vida por meio da biometria facial nos aplicativos do "Meu INSS" e "Meu gov.br" ou na agência bancária onde recebem o benefício. 

No caso do Meu INSS, o segurado pode realizar a prova de vida se possuir cadastro da biometria facial pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso ele não possua biometria cadastrada, deverá comparecer à sua agência bancária com documento de identificação com foto. 

A partir de junho, o bloqueio do restante dos benefícios que estiverem com a prova de vida pendente será feito de forma escalonada. O bloqueio do benefício para os beneficiários que residem no exterior vai ser divulgado posteriormente.  

Veja o cronograma de bloqueios

 


Vencimento da comprovação de vida
Mês do bloqueio
Março e abril/2020 Junho/2021
Maio e junho/2020 Julho/2021
Julho e agosto/2020 Agosto/2021
Setembro e outubro/2020 Setembro/2021
Novembro e dezembro/2020 Outubro/2021
Janeiro e fevereiro/2021 Novembro/2021
Março e abril/2021 Dezembro/2021
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
COMPROVAÇÃO Exigência estava suspensa desde março de 2020, por causa da pandemia de covid-19 - FOTO:Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Últimas notícias