Vendas

Saiba como será o funcionamento das feiras do Polo de Confecções do Agreste a partir de segunda (14)

O Agreste foi a região de Pernambuco que enfrentou as medidas mais rígidas, desde 26 de maio

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 11/06/2021 às 11:38 | Atualizado em 11/06/2021 às 11:41
Notícia
X

Após o anúncio do Governo de Pernambuco nessa quinta-feira (10) de flexibilização das restrições às atividades econômicas em algumas regiões do Estado, as feiras do Polo de Confecções do Agreste irão poder voltar a funcionar. As principais cidades do polo são Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama.

O Agreste foi a região do Estado que enfrentou as medidas mais rígidas nas últimas semanas, com fechamento do comércio, bares e restaurantes e outros estabelecimentos até nos dias de semana, desde o dia 26 de maio. No período, as feiras foram proibidas de funcionar para atendimento presencial e só estavam operando no sistema delivery. Apesar disto, houve descumprimento das medidas.

De acordo com o que foi anunciado pelo governo estadual em coletiva de imprensa na quinta, as lojas varejistas localizadas no Agreste poderão abrir, mas devem fechar mais cedo. Os estabelecimentos estão autorizados a abrir no intervalo das 5h às 18h, mas precisam respeitar o máximo de 10 horas de expediente nos dias de semana. Já nos sábados e domingos, a abertura poderá ocorrer entre 6h e 18h, respeitando as oito horas de abertura permitidas.

Em Caruaru, a Feira da Sulanca voltará a funcionar de forma presencial na segunda-feira (14). De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, no Parque 18 de Maio continuarão sendo realizados os protocolos sanitários, que incluem fiscalizações para evitar aglomerações, aferição de temperatura, aplicação de álcool em gel, entre outros.

A prefeitura destacou ainda que seguem disponíveis lavabos para higienização das mãos na área da feira, assim como a instalação de disciplinadores para orientação de fluxo de pessoas.

Wesley Santos/TV Jornal Interior
Comerciantes na Feira da Sulanca, em Caruaru - Wesley Santos/TV Jornal Interior

Em Santa Cruz do Capibaribe, a feira presencial também será retomada na segunda no Moda Center, Calçadão Miguel Arraes e Santa Cruz Mart Moda, seguindo o horário especial determinado pelo governo estadual.

O Moda Center Santa Cruz abre ao público das 5h às 15h. O centro atacadista destacou que continuará seguindo os protocolos sanitários determinados pelas autoridades, como uso obrigatório da máscara, controle de entrada, barreiras para aferição de temperatura, uso de álcool em gel 70%, entre outros.

Wesley Santos/TV Jornal Interior
Delivery na feira de Santa Cruz do Capibaribe - Wesley Santos/TV Jornal Interior

Apesar de tradicionalmente realizar a feira aos domingos, Toritama terá a mesma data de retorno das cidades vizinhas, na segunda (14), no horário das 5h às 15h. Os protocolos incluem o uso correto da máscara, higienização das mãos, distanciamento social, entre outros. O cronograma das próximas feiras será adaptado de acordo com as determinações do novo decreto, que ainda será publicado.

LUIZ CARLOS FERNANDES/TV JORNAL CARUARU
Parque das Feiras, em Toritama, funcionou apenas como delivery - LUIZ CARLOS FERNANDES/TV JORNAL CARUARU
 

Flexibilização em algumas regiões de Pernambuco

O Governo de Pernambuco realizou, nesta quinta-feira (10), a tradicional coletiva sobre a situação da covid-19 no Estado e anunciou a flexibilização das medidas mais restritivas para o funcionamento das atividades econômicas e sociais no Estado. As Macrorregiões 1 e 2, que contemplam a Região Metropolitana (RMR), Zona da Mata e Agreste, voltarão a avançar no Plano de Convivência com a covid-19. Nas duas primeiras, o comércio de varejo e serviços poderá funcionar nos finais de semana dos dias 19 e 20 e 26 e 27, com horário reduzido.

Em sentido contrário, parte do Sertão vai entrar em quarentena rígida entre a próxima segunda-feira (14) e o dia 20 de junho. O Agreste, que estava com medidas restritivas mais severas, retomará suas atividades também nos dias de semana.

Tags

Autor