CONCURSO

Concurso do DER-PE está em 'fase avançada'; veja quando deve ocorrer e outros detalhes

A concorrência deve acontecer no próximo ano, segundo a secretária estadual de Infraestrutura, Fernandha Batista.

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 18/08/2021 às 12:29 | Atualizado em 18/08/2021 às 13:12
Notícia
X

A secretária estadual de Infraestrutura, Fernandha Batista, disse nesta quarta-feira (18) que o concurso para contratar pessoal para o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) está em fase avançada de planejamento e deve ocorrer no próximo ano. A informação fez parte de uma entrevista concedida ao Programa Passando Limpo, comandado pelo radialista Geraldo Freire. O concurso deve contratar engenheiros e foi anunciado dentro de uma série de medidas para reconstruir o DER que foi perdendo importância até nas obras realizadas pelo próprio Estado, como mostraram algumas reportagens assinada pelo colunista de Economia do JC, Fernando Castilho. A sede física do DER, na Avenida Cruz Cabuga, vai passar por reforma com o edital de contratação da empresa prestes a ser publicado.

>> Governo do Estado anuncia reestruturação do DER e promete concurso para o início de 2022

Os custos da reforma do DER, incluindo aquisição de mobiliário, deve ficar em torno de R$ 8 milhões, segundo a secretária. "É uma decisão do governador Paulo Câmara fazer a reestruturação deste órgão, seja física com a reforma. É um prédio que requer cuidados, melhoria, modernização e até mobiliário", comentou. 

Fernandha afirmou que dentro deste processo de reconstrução do DER estão sendo revistas até as atribuições do órgão. "O concurso vai ser para renovar o quadro. Antes, o DER era muito operacional e agora vai passar a ser mais gerencial, como vem acontecendo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)", revelou.  O Dnit é o órgão do governo federal que cuida das estradas. Para fazer esta gestão, o órgão deve contratar profissionais de vários níveis, inclusive com graduação, como engenheiros. 

Segundo a secretária, a intenção é fazer com que o DER tenha melhores condições de gestão, utilizando ferramentas mais modernas na área de dimensionamento de processos, de orçamento etc. Ela informou também que está sendo feita uma capacitação com 50 técnicos, incluindo engenheiros, do órgão com ferramentas mais modernas utilizadas pra fazer o gerenciamento das obras.

ESTRADAS

A secretária voltou a falar do Programa Caminhos de Pernambuco, lançado em 2019, com a finalidade de fazer melhorias em várias estradas. "O programa está avançando. Na Região Metropolitana do Recife, está em fase de mobilização a reconstrução da Estrada da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, e a PE-18 também, em Abreu e Lima. "Passamos por um período de chuvas mais intenso, mas o indicativo é de conseguir iniciar estas obras, que têm recursos garantidos, licitações concluídas e empresas em fase de mobilização", destacou Fernandha. Fase de mobilização é quando a empresa está implantando os canteiros para começar as obras. 

Tags

Autor