AVIAÇÃO CIVIL

Azul anuncia 10 novos voos no Recife neste verão

Atualmente, a Azul é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas

Cadastrado por
Mirella Araújo
Luisa Farias
Lucas Moraes
Publicado em 04/10/2021 às 11:52 | Atualizado em 25/10/2021 às 9:46
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
AVIÕES DA AZUL NO AEROPORTO DO RECIFE - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
Leitura:

Atualizada Às 18h29

Nesta segunda-feira (4), a Azul Linhas Aéreas, que mantém um hub no Aeroporto Internacional do Recife - Guararapes, anuncia a oferta de 10 novas rotas ligando a capital pernambucana a outros destinos. A empresa passará a oferecer 42 rotas no total contemplando 25 das 26 capitais.

As novas rotas serão para as capitais Boa Vista (RR), Macapá (AP), Florianópolis (SC), Porto Velho (RO), Curitiba (PR),Campo Grande (MS)e as cidades de Londrina (PR), Jericoacoara (CE), Santarém (PA), Rio de Janeiro (RJ), no Aeroporto do Galeão.

O acréscimo de rotas irá atender à alta temporada, ofertando mais de um milhão de assentos e cerca de oito mil movimentos, entre pousos e decolagens de aviões da empresa. A previsão é de 628 voos semanais no Estado, sendo 593 deles para capitais.

O secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, demonstrou a expectativa de manter o número de voos mesmo após a alta temporada. 

"O nosso desafio é fazer com que depois de janeiro, a gente consiga consolidar bem esses voos para que a gente consiga continuar fortalecendo a atividade turística do nosso estado", afirmou o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, durante o anúncio de ampliação da malha da Azul na tarde desta segunda-feira (4), no Palácio do Campo das Princesas. 

Aluisio Moreira/SEI
Anúncio da nova malha de voos da Azul para temporada de verão - Aluisio Moreira/SEI

Atualmente, a Azul é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas, tendo aproximadamente 700 voos diários para mais de 110 destinos. Com uma frota operacional em torno de 140 aeronaves e mais de 9.500 funcionários, a companhia possuía 203 rotas em 31 de dezembro de 2020.

"A Azul voa em todos os tipos de aeronaves que tem nove assentos, até os maiores que tem quase 300 assentos que estão voando aqui todos os dias. Vai ser a maior alta temporada para Recife e com certeza o Recife é a maior, não tem outra cidade que chegue perto", comemorou o vice-presidente de Receitas da Azul, Abhi Manooj Shah.

Com o hub na capital pernambucana, em operação há cinco anos, a Azul chegou em janeiro deste ano a 75 decolagens em dia pico para 31 destinos no País. Com mais operações para mais cidades, o Recife se consolida como o aeroporto que concentra a maior operação de uma companhia aérea em todo o Nordeste.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB) ressaltou durante o anúncio que a marca de destinos para quase a totalidade das capitais brasileiras só foi contemplada pelas cidades de Salvador (BA), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).


Comparado aos anos anteriores em que a companhia operava no Recife, houve um crescimento superior a 15% no número de voos na capital e 17% superior aos assentos disponibilizados no último verão.

Questionado sobre a perspectiva de ampliação dos voos para o interior do estado, o diretor de Relações Institucionais da Azul, Marcelo Bento Ribeiro, informou que a Azul aguarda adaptações na infraestrutura dos aeroportos de Garanhuns, no Agreste, e Araripina, no Sertão, para que a companhia comece a operar voos nos dois municípios. 

"A Azul já declarou interesse, então depende mesmo de adequação de infraestrutura, que a gente entende, pelo andar das coisas, que deve acontecer no início do ano que vem. Fazendo isso, a gente fica com cinco cidades atendidas no interior estado de Pernambuco: Petrolina, Caruaru, Serra Talhada, Garanhuns e Araripina", explica Marcelo. 

Geração de emprego e renda

O governador Paulo Câmara (PSB) aponta a relação entre a ampliação da malha viária da Azul e o incremento do turismo em Pernambuco. "Quanto mais voos vindo ao Recife ou passando pelo Recife abre essas oportunidades para a geração de renda, das pessoas que passam por aqui, deixar divisas, e movimentar a economia. Nossos hoteis voltarão a ter as ocupações, os voos voltando a ter a quantidade de passageiros, e o turismo não movimenta só a hotelaria, mas uma cadeia toda. Então, isso vai ao encontro da geração de emprego e renda da retomada que nós precisamos", disse o governador. 

Também estiveram presentes no anúncio o diretor presidente da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur), Antônio Neves Baptista; a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça; a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula; e o diretor presidente da Aena Brasil, Santiago Yus.

Aluisio Moreira/SEI
Anúncio da nova malha de voos da Azul para temporada de verão - FOTO:Aluisio Moreira/SEI

Comentários

Últimas notícias