Queda

WhatsApp: Anatel diz que não foi notificada sobre problemas em operadoras

Quando os três aplicativos começaram a apresentar problemas no início da tarde, os usuários acreditavam que se tratava de alguma falha nas operadoras. Essa reação é comum quando algum serviço popular sai do ar

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 04/10/2021 às 17:43
Notícia
X

Apesar da instabilidade no Facebook, WhatsApp e Instagram nesta segunda-feira (4), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou não ter sido notificada "sobre interrupções ou degradações nas prestadoras de telecomunicações". A Agência informa que está monitorando a situação. 

Quando os três aplicativos começaram a apresentar problemas no início da tarde, os usuários acreditavam que se tratava de alguma falha nas operadoras. Essa reação é comum quando algum serviço popular sai do ar. 

Por meio de nota, a Anatel informou que "a instabilidade ou interrupção dos serviços de alto interesse, como WhatsApp, Facebook ou Instagram podem gerar percepção de que se trata de uma falha de sua prestadora".

O Downdetector - site Monitoramento de problemas e quedas de serviços em tempo real - identificou picos de queixas sobre as operadoras Claro, Vivo, Tim e Oi, por volta das 13h. Em seguida, os registros de reclamações estabilizaram.

A agência informou ainda que, apesar de se utilizarem da internet, as três plataformas de conteúdo e de redes sociais não são regulamentadas por ela. 

Instabilidade

Inicialmente, a instabilidade era apresentada apenas no Facebook, WhatsApp e Instagram, mas outras plataformas também passaram a apresentar problemas, inclusive o Telegram, serviço para o qual os usuários do WhatsApp costumam recorrer para seguir com a comunicação por meio de mensagens de texto e de voz. 

Tags

Autor