VARIEDADE

Uva rosa com sabor de frutas vermelhas será lançada para plantio no Vale do São Francisco

A nova variedade da fruta está sendo lançada pela Abrafrutas e Embrapa em Petrolina na quarta-feira (20). Além do sabor de frutas vermelhas, a uva apresenta alta produtividade.

Angela Fernanda Belfort
Angela Fernanda Belfort
Publicado em 15/10/2021 às 13:43
Notícia
Foto: Divulgação: Juliana Leite
A nova variedade da uva tem sabor de frutas vermelhas e alta produtividade - FOTO: Foto: Divulgação: Juliana Leite
Leitura:

Uma uva sem semente, de cor rosada e com sabor de frutas vermelhas promete se espalhar pelo polo de fruticultura irrigada de Petrolina-Juazeiro, no Vale do São Francisco, um dos principais produtores do País. "Já temos encomendas de mudas dessa variedade suficiente para plantar em 500 hectares", diz o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho.

>> Vale do São Francisco puxa exportações brasileiras de frutas que podem chegar a US$ 1 bilhão em 2021

A nova variedade da fruta chama-se BR Melodia e foi desenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinhos, localizada no Rio Grande do Sul. A fruta é o resultado de vários cruzamentos genéticos e inicialmente seria cultivada no Rio Grande do Sul. No entanto, depois disso o plantio da mesma começou a ser testada em sete fazendas privadas do Vale do São Francisco. "Nestes testes, os produtores fazem várias experiências, envolvendo fatores como a nutrição da planta, a quantidade de água, para ver como ela se comporta", comenta.

O resultado é que a BR Melodia apresentou uma produtividade grande no Vale do São Francisco, podendo alcançar de 50 a 60 toneladas por hectare em duas safras. Esse detalhe das duas safras é interessante, porque os agricultores poderão destinar a produção ao mercado internacional e ao doméstico.

Até agora, as uvas sem semente plantadas no Vale do São Francisco são a verde, a preta e a vermelha. "A nova variedade tem um leve gosto de frutas vermelhas", descreve Guilherme que já experimentou a BR Melodia. Foram cinco anos de pesquisa até o lançamento da nova variedade para o plantio em larga escala no Vale, o que ocorreu na última quarta-feira (20). Os produtores interessados devem adquirir as mudas nos viveiros autorizados pela Embrapa e fazer as encomendas das mudas.

Desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil, coordenado pela Embrapa Uva e Vinho, com a participação da Embrapa Semiárido, a BRS Melodia foi lançada originalmente para regiões de clima temperado, mas suas características chamaram a atenção do setor produtivo que, em parceria com a Embrapa validou o sistema de cultivo para a região tropical, como é o caso do Vale do São Francisco, grande produtor da fruta. Cerca de 20 mil hectares são cultivados com uva naquela região. 

A BRS Melodia é “irmã” da uva BRS Vitória, sendo resultado da mesma linha de cruzamento. Além delas, o portfólio de uvas sem sementes da Embrapa para a região tropical conta com a BRS Isis, também conhecida no exterior como BRS Iris. As três cultivares podem ser cultivadas com poucas alterações no sistema de manejo, garantindo duas safras anuais. Para a Abrafrutas, a BRS Melodia e a BRS Vitória serão as grandes apostas da viticultura brasileira para manter e conquistar novos mercados no Brasil e no exterior.

 

 

Comentários

Últimas notícias