Nascida na internet, a Amaro segue um plano ambicioso de abertura de lojas físicas e chega pela primeira vez ao Nordeste, desembarcando no RioMar Recife. A operação mescla uma loja guia, para os consumidores do e-commerce, vendas físicas e o modelo Ship from Store, funcionando como mini-centros de distribuição que tornam possíveis entregas no mesmo dia. A megastore da capital pernambucana ocupa uma área de 1.267,17 m², no piso L2 do RioMar.
Reunindo quase 300 marcas, além da linha própria, a Amaro está focada na moda feminina, oferecendo também produtos de bem-estar, beleza, cama, mesa e banho e infantil. Com uma base de 3 milhões de clientes, o Nordeste representa hoje 10% do faturamento da companhia. Com o pontapé no Recife, a Amaro pretende chegar a 20 Guide Shop (loja guia), aumentando sua presença de sete para 11 cidades, o que significa uma expansão de 57% em presença nacional.
"Na Amaro dá para comprar tudo num só lugar. Agora, com os mega guide shops, estamos aumentando o tamanho desses espaços (lojas físicas). Nessas unidades é possível experimentar todos os produtos e também comprar na hora. O mega guide shop guia uma experiência, com espaços imersos que oferecem todos os aspectos de 'omnicanalidade' (diversos canais de venda). O cliente pode pegar 100% dos itens expostos e colocar na sacola, levando para casa na hora. Mas a gente também oferece o omnichannel, entregando no mesmo dia, em poucas horas, os pedidos feitos online usando nosso estoque físico no Recife", explica o CEO da Amaro, Dominique Oliver.
Com a chegada da primeira loja na região, para quem compra online, o prazo de entrega deve cair de quatro dias para apenas algumas hora, já que a companhia propõe entregas no mesmo dia das compras feitas até as 17h. Na região, a marca também atende os clientes que mantêm a necessidade de conferir os produtos, abrindo agora a loja física tanto no formato guia de compras (guide shop) quanto no formato mais conhecido pelos consumidores, de escolher as peças, passar no caixa e levar para casa.
"Com a expansão de lojas físicas, esperamos que as vendas nas unidades, que hoje representam 1/4 passem para 1/3 de contribuição no faturamento da empresa, até o fim do ano. Mas o investimento vai muito além da loja física, envolve entrega, logística. É o maior investimento que a Amaro já fez para varejo físico", completa o CEO.
As megastores da Amaro chegam a ter capacidade de armazenamento de 13 mil Unidade de Manutenção de Estoque (SKU, na sigla em inglês), o que segundo a empresa garante uma boa quantidade de produtos disponíveis para atender a demanda dos clientes com agilidade.
Para dar conta da demanda de todas as lojas novas, a Amaro planeja contratar cerca de 140 novos colaboradores, além de expandir a capacidade de compras (de produtos e matéria-prima). Por unidade, a empresa chega a empregar até 25 pessoas.
Além do Recife, outras regiões do País vão receber as lojas nesses novos formatos, como Salvador, Brasília e Goiânia, onde a Amaro faz também sua estreia. Em Porto Alegre, a marca abrirá a segunda unidade na cidade e, em São Paulo e em Curitiba, as lojas já existentes foram ampliadas para o novo modelo.