Cachaça pernambucana Sanhaçu está participando da primeira fase do V Ranking Cúpula da Cachaça 2022

Na votação popular, os internautas podem votar em três das quatro bebidas orgânicas produzidas no Engenho Sanhaçu. Vão ser indicadas as melhores cachaças do Brasil
Angela Fernanda Belfort
Publicado em 17/10/2021 às 17:19
ORGÂNICA Sanhaçu exporta 4% da produção; quase tudo para a Suíça Foto: Foto: Divulgação


A cachaçaria pernambucana Sanhaçu, de Chã Grande, no Agreste do Estado, está na corrida para se classificar na primeira fase do ‘V Ranking Cúpula da Cachaça 2022’, que indica as melhores cachaças do Brasil. Para se classificar na etapa inicial, a marca busca o voto popular pela internet até os próximos dois meses, através do link (https://www.cupuladacachaca.com.br/2021/).

 >> Dia da Cachaça: bebida de luxo, Vitoriosa da Pitú leva mais de cinco anos para ficar pronta

A diretora da Sanhaçu, Elk Barreto, diz que só é possível registrar um voto por pessoa. A produtora diz que, na página oficial da organização, o internauta pode escolher três das quatro cachaças orgânicas que a família produz no engenho que são as seguintes: Sanhaçu Freijó, Sanhaçu Umburana, Sanhaçu Origem e Sanhaçu Carvalho. “Contamos com todos para chegar na final e receber esse título nacional mais uma vez, a votação é rápida, compartilhem a informação para amigos e conhecidos, só assim Pernambuco será orgulhosamente representado”, afirma Elk.

A votação popular online irá classificar as 250 cachaças mais mencionadas, sem a interferência de fabricantes ou de especialistas. A segunda etapa será uma seleção de 50 cachaças, feita por especialistas no ramo, diante das mais citadas e indicadas pelo público.

Já na última etapa, a Cúpula da Cachaça, fará degustação às cegas, essas semifinalistas serão avaliadas sem a rotulagem original e classificadas em notas, através de três categorias. O resultado final será divulgado no primeiro semestre de 2022.

PREMIAÇÕES

A última medalha desse concurso foi conquistada em 2020. Até hoje, a família Barreto Silva, responsável pela criação do rótulo há 13 anos, conta com 38 premiações (nacionais e internacionais). No último mês, a Sanhaçu recebeu ouro em outro concurso nacional. Somente em 2021, o grupo recebeu três medalhas; neste mesmo ano, a Sanhaçu, que é a primeira cachaça orgânica certificada em Pernambuco, se tornou também, a primeira cachaça do Brasil a receber o Selo de Envelhecimento Sustentável (SES).

TURISMO

O engenho onde as cachaças são fabricadas já faz parte do turismo rural de Pernambuco. É de lá que saem os produtos orgânicos como a cachaça, açúcar mascavo, rapadura e mel de engenho. Atualmente o espaço oferece visita guiada de sábados, domingos e feriados, às 11h e às 13h. Já a lojinha, que dispõe de todos os produtos da linha com preço de fábrica, abre diariamente das 9h às 16h. Os produtos da marca já estão em todo Brasil e exterior.

 

TAGS
cachaça pernambucana ranking
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory