TURISMO

Cruzeiros marítimos não estão liberados para Fernando de Noronha

Ao contrário do que foi anunciado na última quinta-feira (11) a liberação dos cruzeiros em Pernambuco ficará restrita ao continente

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 16/11/2021 às 18:47 | Atualizado em 16/11/2021 às 18:48
Notícia
X

O governo do Estado divulgou nota nesta terça-feira (16), onde informa que os navios turísticos não estão autorizados a restabelecer uma rota tendo como destino o Arquipélago de Fernando de Noronha. Na última quinta-feira (11), durante a entrevista coletiva promovida pelo governo de Pernambuco para anunciar novas medidas de flexibilização no plano de convivência com a pandemia, o secretário estadual de Turismo, Rodrigo Novaes, anunciou a volta dos cruzeiros na temporada 2021/2022, tanto no litoral do Estado quanto em Fernando de Noronha.

Desde 2013, Fernando de Noronha, que administrativamente é um Distrito Estadual de Pernambuco, não recebe cruzeiros marítimos. Antes, os navios de turistas visitavam a Ilha com autorização da administração estadual, isso aconteceu durante 21 anos (entre 1990 e 2013).

POLÊMICA

Em março do ano passado, o ministro do Turismo, Gilson Machado, quando era presidente da Embratur, afirmou que Noronha iria voltar a receber navios turísticos. Já naquela época o governo de Pernambuco demonstrava preocupação com essa possibilidade pela capacidade limitada da Ilha em receber turistas por conta das restrições que levam em conta a preservação ambiental. Noronha é considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

NOTA

A reportagem procurou a Secretaria de Turismo Pernambuco, que apenas reforçou o posicionamento do governo. Na curta nota desta terça-feira (16) o governo afirma que a não liberação dos cruzeiros se deve aos critérios de proteção ambiental. Veja a nota na íntegra:

"Diferente do divulgado na última quinta-feira, a liberação de cruzeiros em Pernambuco está restrita ao Recife. Fernando de Noronha não está incluído nessa permissão, uma vez que o arquipélago segue critérios rígidos de proteção ambiental. As temporadas regulares de cruzeiros em Noronha estão suspensas desde 2013".

 

 

Tags

Autor