Levantamento

Com sinais de recuperação, PIB de Pernambuco acumula alta de 4,4% em 2021

Diretor da Condepe/Fidem destacou que ''o desempenho da economia mostra que Pernambuco tem se recuperado da pandemia melhor que o País''

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 17/12/2021 às 18:47
AGÊNCIA BRASIL
QUEDA Setor da indústria caiu 1,2% e puxou o PIB pra baixo em outubro - FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco - soma de todos os bens e serviços produzidos no Estado - registrou crescimento de 4,4% no acumulado entre os meses de janeiro e outubro de 2021. Os dados foram apresentados pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas (Condepe/Fidem), nesta sexta-feira (17). 

Com o arrefecimento da pandemia, os indicadores econômicos do Estado indicam recuperação, visto que em 2020 houve recuro do PIB estadual de 1,4%. No acumulado dos últimos 12 meses, em relação aos 12 meses anteriores, a alta do produto interno bruto do estado é de 3,8%.

Segundo o diretor de Estudos e Pesquisas da Condepe/Fidem, Maurílio Lima, “o desempenho da economia mostra que Pernambuco tem se recuperado da pandemia melhor que o País, isso nos enche de esperança de que este quadro seja constante e que venha acarretar um real crescimento econômico em breve espaço de tempo”, disse. Com relação ao PIB dos municípios, Lima registrou que Recife desponta no PIB municipal como cidade mais produtiva do Nordeste.

Todavia, no recorte mensal, entre setembro e outubro deste ano, o desempenho da economia pernambucana foi de - 0,5 % em comparação com o mês imediatamente anterior. A agropecuária ficou com 2,4%, a indústria com -1,2% e os serviços com -0,3%. Na comparação com igual mês do ano anterior, houve queda de 0,4% no PIB.

Municípios

A apresentação da Condepe/Fidem foi realizada por meio de videoconferência e também apresentou o levantamento com o Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios, inclusive por Região de Desenvolvimento (RD) no ano de 2019, na base de referência 2010. A atividade foi realizada em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e demais órgãos estaduais de estatística. Recife continua como o principal município a agrupar valor ao PIB do estado. 

O estudo enfatiza os resultados dos Valores Adicionados Brutos (VAB) das três grandes atividades econômicas: agropecuária, indústria e serviços, além dos resultados do PIB per capita.

Na agropecuária, alguns dos maiores VAB se concentram na Região de Desenvolvimento (RD) do Sertão do São Francisco: Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande. Destaca-se também São Bento do Una, no Agreste Central, como segundo maior VAB do Estado.

A Pecuária foi a maior atividade em 96 municípios, seguido da Lavoura Temporária em 53 cidades e a Lavoura Permanente em 27. A Pesca e Aquicultura é a maior atividade em 8 municípios.

Em 2019, os maiores VAB da agropecuária foram apresentados por: Petrolina, São Bento do Una, Paudalho, Santa Maria da Boa Vista, Goiana, Vicência, Orobó, Belo Jardim, Lagoa Grande e São Vicente Férrer. Esses municípios representam 45,83% do VAB da Agropecuária estadual.

Na Indústria, Goiana (na Mata Norte) se destaca como o maior VAB do estado. A Região Metropolitana do Recife concentra grande parte dos municípios que figuram entre os dez maiores VAB.

Destacam-se também, municípios de grande importância dentro das suas RD, como Caruaru, no Agreste Central, Petrolina no Sertão do São Francisco e Petrolândia no Sertão de Itaparica.

Com relação à composição do VAB da Indústria nos municípios, a produção e distribuição de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana foi a maior atividade em 76 municípios, seguida da Indústria de Transformação, que foi a maior atividade em 64. Em 42 deles, a maior atividade do VAB da Indústria é a Construção Civil e em 3, a Indústria Extrativa.

Em 2019, os maiores VAB da Indústria foram apresentados pelos seguintes municípios, nessa ordem: Goiana, Recife, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Petrolândia, Igarassu, Caruaru e Itapissuma. Esses municípios representam 74,29% do VAB da Indústria.

Nos Serviços, Recife apresenta o maior VAB, representando 31,45% dessa atividade no estado. Destacam-se ainda Caruaru e Petrolina, como municípios de grande importância nas suas RD, Agreste Central e Sertão do São Francisco, respectivamente.

Nos Serviços, excluindo-se a Administração Pública e as Atividades Imobiliárias, a composição do Valor Adicionado Bruto apresenta como a principal atividade em 120 municípios o Comércio, manutenção e reparação de veículos automotores e motocicletas (doravante comércio).

As Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas, Administrativas e Serviços Complementares (doravante Atividades Profissionais) são a principal atividade de 58 municípios. Alojamento e Alimentação é a maior atividade de 3 municípios. Dois municípios apresentam Artes, Cultura, esporte e Recreação como a maior atividade.

Comentários

Últimas notícias