Turismo

Governo de Pernambuco anuncia ações para o turismo de aventura e o criativo no Estado

Orçadas em um valor conjunto de R$ 290 mil, as ações serão realizadas pela Secretaria de Turismo e Lazer (Setur) e da Empetur

Bruno Vinicius
Cadastrado por
Bruno Vinicius
Publicado em 09/02/2022 às 16:49
XANDE PRODUÇÃO/PREFEITURA DE BONITO/DIVULGAÇÃO
BONITO Conhecido pelo ecoturismo, município oferece diversas atrações para os turistas de todas as idades que buscam contato com a natureza - FOTO: XANDE PRODUÇÃO/PREFEITURA DE BONITO/DIVULGAÇÃO
Leitura:

Um dos destinos mais procurados do País, Pernambuco ainda possui o maior potencial turístico concentrado no litoral. Em busca de descentralizar as rotas de turismo e potencializar os destinos localizados no interior do Estado, o Governo do Estado anunciou dois novos projetos: o Plano Estratégico para o Turismo de Aventura e uma formação para o segmento de turismo criativo. Orçadas em um valor conjunto de R$ 290 mil, as ações serão realizadas pela Secretaria de Turismo e Lazer (Setur) e da Empetur, contemplando 33 municípios na primeira e 28 cidades na segunda.

Anunciados em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (9), os projetos são destinados a gestões municipais e aos grupos que compõem cada rota. Segundo os gestores, a Setur fará as primeiras ações das iniciativas nestas quinta e sexta-feiras, às 9h, na Sala Caruaru, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. 

O Plano de Turismo de Aventura será o mais descentralizado, atingindo 33 cidades que vão do litoral ao Sertão, com previsão de conclusão para junho deste ano. Alagoinha, Bezerros, Bonito, Buíque, Brejo da Madre de Deus, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Fernando de Noronha, Gravatá, Goiana, Ibimirim, Igarassu, Ipojuca, Ilha de Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Pedra, Petrolândia, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Serra Talhada, Sirinhaém, Venturosa, Vicência, Tamandaré, Taquaritinga do Norte, Triunfo serão as cidades contempladas com o projeto.

O plano será desenvolvido em parceria com a Adventure Travel Trade Association – ATTA, uma consultoria especializada no gênero. A proposta é desenvolver atividades que permitiam a priorização de produtos com foco em tendências e demandas do mercado através do diálogo com empresas públicas e privadas locais. A iniciativa contempla três planos de ação: um treinamento presencial apresentando as principais tendências de mercado, que por sua vez terá workshop de desenvolvimento de produtos e destinos com potenciais ao turismo de aventura; uma visita técnica aos locais para o conhecimento dos produtos desenvolvidos; e a elaboração de um relatório final que ajudará a traçar a rota do turismo de aventura em Pernambuco.

"O desenvolvimento do plano estratégico de turismo de aventura servirá para identificar as necessidades de organização, estruturação e requalificação das atividades em todo o Estado, a partir da análise profissional sobre o que já é oferecido e também do olhar sobre o que tem grande potencial e ainda não é trabalhado", disse Rodrigo Novaes, secretário de Turismo e Lazer.

O Turismo Criativo

Com foco na priorização dos roteiros do interior, o Governo de Pernambuco também anunciou uma capacitação para a ampliação do turismo criativo no Estado. Como Recife é uma das referências nacionais neste modelo, voltado a oferecer experiências do turista com a cultura e vivência locais, a secretaria quis expandir as experiências para outros municípios. Para a iniciativa será oferecido a Formação para a Inovação da Oferta Turística do Interior de Pernambuco com a proposta de estimular empreendedores locais na criação de produtos e serviços.

A formação acontecerá de forma online, já no dia 18 de fevereiro, com grupos de municípios divididos. Serão 28 cidades em quatro agrupamentos. Desta forma, eles foram divididos em: Grupo 1 (Lagoa do Carro, Vicência, Tracunhaém, Nazaré da Mata, Macaparana, Timbaúba e São Vicente Férrer); Grupo 2 (Sairé, Barra de Guabiraba, Bonito, Gravatá, Agrestina, Panelas e São Joaquim do Monte); Grupo 3 (Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama, Riacho das Almas, Jataúba e Brejo da Madre de Deus) e Grupo 4 (São José do Belmonte, Serra Talhada, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Floresta, Belém do São Francisco, Petrolândia e Ibimirim).

O Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), ao qual está ligado a Recria – Rede Nacional de Turismo Criativo, será o responsável pelo desenvolvimento da formação no Estado.

Comentários

Últimas notícias