Insegurança alimentar

33 milhões passam fome enquanto governo Bolsonaro, Congresso e STF brigam sobre urnas eletrônicas, preço de gasolina e fake news

A situação alarmante, que deveria estar no centro das discussões dos três poderes no País, parece estar fora do radar. É urgente olhar para disparada da fome no Brasil.

Adriana Guarda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Publicado em 08/06/2022 às 14:39 | Atualizado em 29/06/2022 às 0:51
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
EMPOBRECIMENTO Desmonte de políticas públicas, o agravamento da crise econômica e o segundo ano da pandemia contribuíram para a piora do quadro - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

fome se multiplicou no Brasil. Em 2022, são 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer. Isso quer dizer que de 2020 até agora, mais 14 milhões de brasileiros estão de "prato vazio". O alerta, divulgado nesta quarta-feira (8), é do II Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia Covid-19 no Brasil, realizado pela Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), junto com seis entidades parceiras. 

A situação alarmante, que deveria estar no centro das discussões dos três poderes no País, parece estar fora do radar. Enquanto o empobrecimento e a perda de dignidade arrasa a vida de 15,5% da população brasileira, o presidente Jair Bolsonaro, o Congresso Nacional e o STF brigam sobre urnas eletrônicas, preço de gasolina e fake news. Esses temas têm sua relevância, mas é urgente olhar para disparada da fome no Brasil. 

Reprodução
Inventário mostra avanço acelerado da fome no Brasil em curto intervalo da pandemia da covid-19 - Reprodução

O número de residências com moradores passando fome saltou de 9% (19,1 milhões de pessoas) para 15,5% (33,1 milhões de pessoas) entre 2020 e 2022. A Oxfam, uma das parceiras no Inquérito, reforça que são 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome em pouco mais de um ano. 

"Ao olhar para a fome, é importante lembrar que cada número absoluto representa a vida de uma pessoa. E que mudanças em percentuais de insegurança alimentar — ainda que pareçam pequenas — significam milhões de pessoas convivendo cotidianamente com a fome", destaca a organização, explicando que cada 1% representa 2 milhões de pessoas. Esses 14 milhões é como se toda a população da cidade de São Paulo (a maior do País) começasse a passar fome. É até maior porque a população é de 12,4 milhões de habitantes.  

FOME TEVE RETROCESSO HISTÓRICO

Se hoje 15,5% da sua população não tem o que comer, é resultado de um retrocesso histórico. Há duas décadas a situação era diferente e o País chegou a sair do Mapa da Fome da ONU em 2014 para retornar em 2021. O Brasil já foi referência internacional no combate à fome. Entre 2004 e 2013, políticas públicas de erradicação da pobreza e da miséria reduziram a fome de 9,5% para 4,2% dos lares brasileiros, no período analisado.  

Especialistas apontam que esta mudança não está relacionada apenas ao impacto negativo da covid-19, a partir de 2020, mas que já vinha acontecendo desde 2018. O desmonte de políticas públicas, a piora na crise econômica, o aumento das desigualdades sociais e o segundo ano da pandemia da covid-19 são apontados como alguns fatores da piora. A discussão, agora, tem que ser o que fazer para desacelerar essa marcha e fazer o País voltar aos patamares que um dia já alcançou. A fome se impõe como tema das Eleições 2022 e de um país que precisa erradicar a pobreza se quiser alcançar o desenvolvimento. 

No Brasil da miséria, nordestino é quem mais passa fome

No Nordeste, número de pessoas que não sabem se vão comer no dia seguinte explodiu de 7 milhões para 22 milhões em um curto intervalo de tempo

No Brasil da miséria, nordestino é quem mais passa fome
Regiões Norte e Nordeste são as que mais sofrem com a fome

O avanço da fome no Brasil é ainda mais dramático no Nordeste. De uma população de 53 milhões de habitantes, 12 milhões não tem o que comer. Com um histórico de pobreza maior do que o País, junto com o Norte, a região assistiu a um crescimento exponencial da insegurança alimentar (quando uma pessoa não tem acesso regular e permanente a alimentos). O II Inquérito Nacional Sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan) em parceria com mais seis entidades, mostra que triplicou o número de nordestinos que dormem sem saber se vão se alimentar no dia seguinte. 

Isso quer dizer que além dos 12 milhões que passam fome (insegurança alimentar grave), outros 10 milhões estão em situação de insegurança alimentar moderada (quando a quantidade de alimento não é suficiente para atender as necessidades da família). Foi este reecorte que teve um crescimento espantoso no período de análise do inventário entre novembro de 2021 e abril de 2022. Neste intervalo, o número explodiu de 7,7 milhões para 22 milhões de pessoas sem saber se vão comer e alimentar a família. 

Reprodução
Norte e Nordeste sofrem mais com a fome no Brasil - Reprodução

GEOGRAFIA DA FOME É A MESMA

Quase 70 anos depois de Josué de Castro ter escrito o livro Geografia da Fome e demonstrado que o fenômeno não é um processo natural e, sim, provocado pelo homem, o mapa da fome no Brasil continua o mesmo. Os maiores índices de pobreza e desigualdade persistem nas regiões Norte e Nordeste. 

Entre os nordestinos, em cada dez famílias, quatro enfrentam as formas mais severas de insegurança alimentar (moderada ou grave). Isso significa 38,4% da população e um número de 22 milhões de nordestinos. No Norte a situação é semelhante, com 45,2% das pessoas nesta condição. Nas outras regiões o percentual vai caindo. No Centro-Oeste é de 28,4%, no Sudeste de 27,4% e no Sul de 21,7%. 

Outro recorte geográfico é a fome entre as populações rurais e urbanas. Os piores níveis de IA foram observados em domicílios rurais de agricultores familiares/produtores rurais onde houve perdas na produção, decorrentes da dificuldade de comercializar seus produtos, com IA grave em 25,6% dos domicílios de agricultores familiares/produtores rurais. 

Comentários

Últimas notícias