Nesta segunda-feira (25), data em que se comemora o DIA DO MOTORISTA, o Governo anunciou o calendário de pagamento inicial do Benefício Emergencial para condutores de Táxis.
CALENDÁRIO BEM-TAXISTA 2022
A primeira e a segunda parcela do BEm-Taxista serão pagas a partir do dia 16 de agosto de 2022. A previsão é que sejam cerca de seis parcelas com o valor de R$ 1 mil por pagamento.
O pagamento de todas as partes do benefício devem acontecer entre os meses de agosto e dezembro ainda deste ano.
- 1ª parcela - 16 de agosto
- 2ª parcela - 16 de agosto
- 1ª parcela - 30 de agosto (para prefeituras que perderem o 1º prazo de inscrição)
- 2ª parcela - 30 de agosto (para prefeituras que perderem o 1º prazo de inscrição)
- Demais parcelas - setembro a dezembro, com datas ainda a definir
O valor final e o total de parcelas ainda não foram definidos devido à falta de informação sobre a quantidade de taxistas aptos a receber o benefício, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência. O órgão afirmou que solicitou às prefeituras informações sobre os taxistas cadastrados no dia 21 de julho.
Os municípios têm até o dia 31 de julho para fornecer os dados ao ministério. Após o prazo, o sistema será aberto novamente entre os dias 5 e 15 de agosto para as prefeituras que não atenderem ao primeiro prazo.
QUEM TEM DIREITO AO AUXÍLIO TAXISTA?
O Ministério do Trabalho e Previdência informou que o benefício será destinado aos motoristas de táxi com Carteira Nacional de Habilitação válida e alvará para prestação do serviço. O documento precisa estar cadastrado nas prefeituras ou Distrito Federal em vigor no dia 31 de maio de 2022.
O Benefício Emergencial para Motoristas de Táxis está incluso no pacote social pré-eleitoral criado pela chamada PEC Kamikaze, promulgada pelo Congresso no dia 14 de julho.