O Governo da Bahia anunciou concurso para professor e coordenador pedagógico da rede estadual de ensino.
O edital deverá ser publicado nesta terça-feira (2) e o concurso público será realizado para a Secretaria da Educação (SEC).
- Feira de Santana abre seleção para mais de 400 vagas de emprego; veja como concorrer
- Concurso PPGG-DF terá 100 vagas de emprego imediatas; veja detalhes
- Última semana para se inscrever no concurso da Polícia Civil de Rondônia; veja vagas e salário
- Concurso Embasa 2022: edital oferece 930 vagas; veja como se inscrever
São ofertadas 2.113 vagas para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual.
A publicação poderá ser consultada no Diário Oficial do Estado (DOE) e no site da Fundação Carlos Chagas, responsável pela organização do certame.
Inscrições
As inscrições no concurso para professor deverão ser realizadas de 3 a 30 de agosto, de acordo com as regras do edital, e a taxa de inscrição é no valor de R$ 140.
Quem pode concorrer?
O concurso é destinado a professores com ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), das áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.
Entre os coordenadores pedagógicos também é exigida formação superior, sendo possível aos candidatos indígenas submeterem inscrições às vagas ofertadas para as Escolas Indígenas. Ao final do certame, os nomeados cumprirão carga horária de 40 horas semanais.
A Área Metropolitana de Salvador e a Região do Sisal, com 31 municípios ao todo, registram a maior número de vagas: 349 para professor e 106 para coordenador pedagógico.
Na inscrição, será necessário informar o código do cargo/disciplina, o Núcleo Territorial de Educação (NTE) pretendido e a cidade para realização das provas.
Será considerada válida uma inscrição por CPF, com a apresentação de informações verídicas. A submissão é efetivada pelo pagamento da taxa até o dia 30 de agosto, dentro do expediente bancário, observando o horário de Brasília.
Concurso
As duas primeiras etapas do concurso serão de caráter habilitatório e classificatório. Elas serão realizadas no dia 6 de novembro.
As provas objetivas terão 50 questões para o cargo de professor e 40 para o cargo de coordenador pedagógico, além da prova discursiva que abordará conhecimentos gerais, conhecimentos específicos e conhecimentos interdisciplinares, a depender do cargo.
A prova de títulos, de caráter classificatório, será aplicada aos habilitados na segunda etapa do certame de acordo com o previsto em edital.
O resultado final do concurso, bem como de todas as suas etapas e informações complementares, serão divulgados no site da FCC e também no Portal do Servidor. Vale ressaltar que ainda há a reserva de 5% das vagas destinadas a candidatos deficientes e 30% para aqueles que se autodeclararem negros.