A prefeitura do Recife anunciou nessa terça-feira (13), o novo portal de serviços Conecta Recife, que reúne os 500 serviços públicos municipais em um só lugar, com um serviço de busca inteligente e chega para facilitar o acesso a informações que são de interesse público, inclusive pelo WhatsApp.
O processo de atualização da carta de serviços, bem como o novo desenho do site, foi coordenado pela Secretaria Executiva de Transformação Digital e contou com a colaboração direta da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e dos cerca de oitenta servidores que fazem parte da Rede de Transformação Digital.
De acordo com o Chief Technology Officer (CTO) da Prefeitura e vice-presidente da Emprel, Rafael Figueiredo, os interesses dos cidadãos recifenses estão no foco.
"Damos uma grande virada de chave do portal antigo para o portal novo. Passa a focar 100% no que o cidadão precisa. Isso é 'cidadãocentrismo'. Com poucos cliques, com um buscador super inteligente, o cidadão pode buscar os 509 serviços da Prefeitura, todos disponíveis no Portal Conecta Recife e também no Conecta WhatsApp", frisou.
A conta oficial e verificada da Prefeitura é (81) 9 9117.1407 e pode ser acionada por qualquer pessoa.
Com uma linguagem escrita que busca ser mais simples para facilitar o entendimento do cidadão, cada um dos serviços catalogados conta com uma breve descrição, contatos e links que direcionam o usuário diretamente para a solicitação do serviço desejado.
Dentre os temas que podem ser selecionados estão Serviços Urbanos, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Lazer e Bem-estar, entre outros.
Dentro das trilhas, o Conecta reúne assuntos relacionados a cada uma delas independente da Secretaria ou órgão municipal que execute a ação, sendo assim, mais um facilitador na experiência de navegação. Outra ferramenta que avançou bastante na qualidade da entrega final de resultados é o campo de busca.
Agora, com os serviços acessados a partir do novo portal Conecta Recife e pelo Conecta WhatsApp, é possível estimar o tempo médio de resposta na abertura do serviço selecionado.
O usuário contará também com o passo a passo percorrido desde o momento em que o serviço é acionado até que ele seja executado. Esses tipos de informações conferem transparência na interlocução direta que a Prefeitura do Recife estabelece junto à população.
Outro detalhe que chega para facilitar é a possibilidade de navegar de maneira identificada. Com login e senha, já cadastrados no Conecta Recife web, é possível favoritar os serviços que normalmente são buscados pelos usuários, como os serviços de finanças ou de saúde, por exemplo. Assim, o sistema permite que o usuário passe a acioná-los com mais facilidade com apenas um clique.
Comentários