Com a liberação, nessa quinta-feira (1º) pelo grupo de acompanhamento da Anatel, o Recife terá o sinal 5G ativado pelas operadoras nesta segunda-feira (5). A conexão pura, chamada de Stand Alone (SA) estará disponível em 19 bairros da capital pernambucana, a priori, mas não para todas as operadoras.
O Recife, apesar de já contar com projetos pontuais das operadoras em Pernambuco, chega um pouco atrasado na ativação do sinal. Ao todo, doze capitais já contam com o sinal em operação: Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro, Vitória, Brasília, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Porto Alegre e João Pessoa.
Na segunda-feira, além da capital pernambucana, Fortaleza e Natal também passarão a contar com o sinal 5G.
No último dia 18, o conselho diretor da Anatel aprovou mais 60 dias de prazo para a tecnologia começar a rodar em 15 capitais brasileiras.
Agora, elas precisam estar liberadas até 28 de outubro para a ativação do 5G. As operadoras então terão mais 30 dias, podendo ligar o sinal até 27 de novembro.
Fortaleza, Natal e Recife estavam no pacote de capitais que teriam esse prazo extra, mas, agora, poderão ter o sinal operante já a partir de segunda.
Dentre as operadoras, a Tim é que inicia a operação com maior cobertura. Ao todo, 19 bairros serão contemplados:
Segundo a operadora, até o fim do ano, a expectativa é que a cobertura esteja em 100% das áreas da cidade.
"Estamos, de fato, diante da possibilidade de uma grande transformação tecnológica e social e nos orgulhamos, aqui na TIM, de liderar esse movimento histórico para o país e para a região Nordeste. O 5G pode impulsionar os negócios e mudar a vida dos brasileiros. Hoje temos a maior cobertura 4G do Nordeste e vamos ter a maior e melhor rede 5G do país, já garantindo, nesse momento, mais que o dobro da cobertura mínima exigida", diz o diretor de Vendas da TIM no Nordeste, Bruno Talento.
Com velocidades de navegação que podem alcançar a ordem dos Gbps, até 100 vezes mais que a rede 4G, a Tim espera não só alcançar fortemente os clientes pessoas física com a nova rede, mas também os clientes empresariais, que poderão ter de forma mais fácil à disposição soluções de IoT, por exemplo.
Ainda assim, para os clientes pós-pagos, a empresa diz ter um pacote para "turbinar" os planos com mais 50GB de internet e navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de vídeo ao vivo com foco em games, esportes eletrônicos, além de música e conteúdos criativos.
O novo pacote estará disponível em breve e a adesão nos primeiros três meses após o seu lançamento – que será oportunamente comunicado pela TIM – garante gratuidade pelo período de 12 meses. Após esse período, ele custará R$ 20 mensais.
Para ter acesso ao 5G, cabe lembrar, que não é necessário trocar o chip. O cliente precisa apenas ter um smartphone compatível com a nova tecnologia.
A operadora Vivo, que inclusive passou a ser a detentora da maioria dos clientes da antiga Oi móvel, também está pronta para ativar o 5G no Recife.
Entretanto, a área de cobertura da companhia delimita-se, inicialmente, ao bairro de Boa Viagem.
"Com a nova rede, neste primeiro momento, os clientes terão uma navegação ainda mais veloz e melhor experiência no uso e consumo de conteúdos multimídia ou nos jogos online de alta resolução, por exemplo, abrindo espaço para as empresas criarem serviços e experiências imersivas, com o uso mais frequente e eficiente de tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial", explica a diretora regional da Vivo, Karina Tenório.
Mais de 70% dos aparelhos comercializados pela Vivo são de quinta geração, desde os smartphones de entrada até a linha premium. Atualmente, a empresa possui em seu portfólio 50 modelos homologados.
A expectativa é de que o usuário faça download de um arquivo de 1GB em aproximadamente dez segundos, dependendo do volume de tráfego no momento.
A Claro, apesar de não revelar ainda a cobertura, diz que está pronta para a ativação. A adoção do 5G+ na operadora no vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso, sem mudar de plano ou de chip.