FERNANDO DE NORONHA: quem visita, gasto médio e por que ir. Veja pesquisa

A escolha do destino Fernando de Noronha passa, principalmente, pela indicação de parentes e amigos, segundo levantamento
Lucas Moraes
Publicado em 12/09/2022 às 21:29
Fernando de Noronha Foto: Hans von Manteuffel/Setur-PE


Fernando de Noronha recebeu mais turistas de São Paulo nos meses de maio e julho de 2022, de acordo com dados levantados pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e a Empetur, que realizaram a Pesquisa do Perfil do Turismo Receptivo no Aeroporto do Arquipélago de Fernando de Noronha, de 25 a 31 de maio e de 25 a 31 de julho.

Com o intuito de conhecer o perfil socioeconômico dos visitantes do arquipélago, o levantamento apontou que nos dois períodos, os meios de hospedagem registraram uma ocupação média de 84%, e o visitante permaneceu em média cinco dias no destino, com gasto médio individual diário de R$ 673.

A origem dos turistas é:

  • São Paulo (32%)
  • Pernambuco (17%)
  • Rio de Janeiro (9%)
  • Minas Gerais (5%)

Do público internacional, o destaque vai para:

  • França (22%)
  • Alemanha (13%)
  • Estados Unidos (13%)
  • Canadá (4%)

A escolha do destino Fernando de Noronha passa, principalmente, pela indicação de parentes e amigos (71%).

Além disso, entre os entrevistados, 78% estiveram pela primeira vez no arquipélago, 96% consideram que a viagem superou ou correspondeu às expectativas iniciais e 94% avaliam como bom ou ótimo.

Outros itens bem avaliados foram os atrativos naturais, os passeios oferecidos, incluindo de barco ou lancha, e stand up. E mais, 98% dos entrevistados afirmaram que recomendariam o destino e 90% têm intenção de retornar.

QUALIFICAÇÃO

De olho não só na melhoria de destinos como Noronha, o governo do Estado está lançando o Programa Qualifica PE - TURISMO. A iniciativa do SEBRAE Pernambuco, da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e da Empetur, tem o objetivo de qualificar a cadeia produtiva do turismo no Recife, Olinda e Ipojuca, para receber a demanda de eventos que irão ocorrer nos próximos meses no Estado, além da alta temporada que se inicia com a chegada do verão.

O foco das ações que vão ser realizadas no Programa é capacitar profissionais das seguintes áreas: transportes privados (taxistas e motoristas de aplicativos), bares, restaurantes, hotelaria, guias de turismo, agentes de viagens, entre outras categorias que compõem o arranjo turístico local de cada município participante.

Como lançamento do Programa, o Sebrae/PE vai realizar um evento nesta terça-feira (13), a partir das 14h, com o intuito de orientar os participantes sobre como oferecer uma melhor experiência para os turistas. Às 15h, terá início a primeira palestra, "Experiência e Encantamento: Como envolver o turista?". Já às 16h está prevista a segunda palestra, "Inova Turismo". Os interessados em participar desse evento podem se inscrever pelo link: forms.gle/zBiU2K7YGuuK5Vpt7 ou chegar com antecedência na sede do Sebrae, que fica na Rua Tabaiares, 360 - Ilha do Retiro, e fazer o cadastro no próprio dia.

A partir de outubro, o Programa Qualifica PE – TURISMO dará início às capacitações nos três municípios envolvidos na ação, que vão abordar os seguintes temas: Boas Práticas na Manipulação de Alimentos; Aperfeiçoamento para Camareiras; Aperfeiçoamento para Garçons; Técnicas de Montagem de Cardápio; Boas Práticas na Gastronomia Local; Direção Preventiva e Primeiros Socorros para o Turista; Comportamento Seguro e Eficiente do Motorista Profissional.

"Estamos iniciando o Qualifica PE com três destinos turísticos indutores de Pernambuco, somando a iniciativa a uma série de outras capacitações realizadas por todo o Estado. Estamos às vésperas da ABAV, quando estaremos recebendo mais de 30 mil profissionais do setor de todo o Brasil e da América Latina. Mais do que nunca é preciso ter nossa cadeia produtiva do turismo preparada para aproveitar todo esse momento positivo de retomada do turismo em nosso Estado", completou o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista

Na programação, ainda está prevista uma oficina de Drinks e Coquetéis, além de palestras que vão abordar temáticas voltadas ao setor, como: Desvendando os segredos da fotografia com celular; Atendimento ao Cliente no Digital; Precificação; Uso da Tecnologia QR CODE; Sistemas de Gestão Empresarial e Formas de Pagamentos; e Whatsapp Business – Ferramentas de Vendas.

TAGS
Economia turismo Fernando de Noronha
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory