Um empreendimento com conceito de cidade grande, pelo seu projeto diferenciado, atraente, amplo e com design sustentável, proporcionando ao público a oportunidade de uma prazerosa experiência de consumo e lazer. Este é o RioMar. Completando uma década, o mall acumula resultados que impressionam.
Pelo RioMar circula um fluxo médio de 1,8 milhão de visitantes/mês e há mais de 7.000 pessoas que nele trabalham – comunidades de clientes, lojistas e funcionários que consomem produtos, serviços e conteúdo de sua marca preferida.
Em dez anos, o empreendimento teve a honra de receber mais de 200 milhões de visitantes que ajudaram a consolidar sua imagem como centro de convivência. O RioMar Recife também se consolidou como destino turístico.
Posicionado entre as três melhores atrações do que fazer no Recife – depois do Instituto Ricardo Brennand e da Praça do Marco Zero, o shopping conta com o reconhecimento do selo Traveller´s Choice 2021, concedido pela plataforma colaborativa TripAdvisor.
O RioMar vai além do conceito beleza e conforto. Destaca-se pela grandiosa estrutura, contando com 103.000 m² de área de lojas em um total de 295.000 m² de área construída. O estacionamento possui 6.200 vagas, sendo 70% cobertas e duas unidades do Valet Parking.
Corredores são de fácil circulação com iluminação natural do dia, até as 17h. O mall possui mix democrático, com mais de 400 operações que incluem serviços de grandes marcas dos diversos segmentos de moda e acessórios, beleza e bem-estar, decoração e utilidades.
Soma-se a este robusto mix marcas internacionais exclusivas na Região Nordeste, como a Valentino, Dolce&Gabanna, Gucci e Coach. A chegada do shopping fomentou novos negócios na Região do Pina e Brasília Teimosa, tanto no setor comercial como na construção de várias torres empresariais.
"Quando projetamos o RioMar, queríamos dotar a cidade do Recife de um equipamento que fosse referência no setor e que também desenvolvesse a região e seus moradores. Hoje, 10 anos depois, com o shopping consolidado como espaço de convivência, centro de compras, e somando mais de três mil jovens moradores do entorno no mercado de trabalho criado nas lojas e na gestão, me sinto realizado. Vejo que o trabalho diário da equipe, tanto na construção quanto no funcionamento desse que é um dos maiores shoppings do País, valeu e vale a pena", afirma o presidente do grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça.
Alicerçado pelo programa de hospitalidade, o RioMar foi conquistando o público, aumentando sua clientela e logo posicionou-se como Centro de Entretenimento e Conteúdo, além de Centro de Compras. Ao chegar aos seus 10 anos, contabiliza uma série de ações e inovações nos eventos autorais para todos os perfis e estilos de público. Possui calendário próprio, sem sazonalidades, não apenas restrito às datas de varejo.
O case de hospitalidade do RioMar Recife se destacou na categoria “Gestão de Equipes” recebendo o Prêmio Abrasce 2017 – Ouro, concedido pela Associação Brasileira de Shopping Centers, em 2017.
Anualmente são promovidos uma média de 100 a 120 eventos culturais, artísticos e de lazer perfazendo um total de 1.200 eventos na década, autorais, licenciados, pagos e gratuitos, proporcionando experiências únicas aos nossos clientes.
Vale destacar que o mall foi pioneiro no setor de shoppings a promover o Festival RioMar de Literatura, trazendo, a cada ano, conhecidos escritores nacionais e internacionais, passeando pela música e teatro, com uma sequência de conteúdos dirigidos aos adultos jovens e crianças.
O mix de operações de serviços do RioMar ocupa todo Piso Térreo com mais de 40 operações envolvendo: clínicas de saúde, estética, academia, serviços de reparos, serviços de beleza, serviços de utilidade pública, a exemplo do Expresso Cidadão dentre outras importantes operações.
O RioMar como Centro de Entretenimento destaca-se pelo completo de lazer contendo: 12 salas de cinema, incluindo duas Prime, sala com tecnologia XD e duas salas com tecnologia DBOX, o Teatro RioMar com capacidade para 700 lugares, parque de diversões eletrônicas e boliche, além das centenas de eventos realizados ao longo do ano pelo empreendimento.
No Instituto JCPM de Compromisso Social, anexo ao RioMar, jovens do entorno do empreendimento são qualificados e capacitados para o mercado de trabalho. Só no mall, mais de três mil alunos do Instituto, foram contratados dentro do programa de empregabilidade.
Nas comunidades do Pina e Brasilia Teimosa foram qualificados para trabalhar na construção cerca de 2 mil pessoas. Entre elas uma mulher que escolheu ser pedreira, quebrando paradigmas e tabus. Ela foi ganhando novos patamares de atividades e hoje faz parte do Espaço Família, que atende crianças e seus pais.
Para ampliar a experiência do cliente, o RioMar Recife lançou em 2019, de forma visionária, sua plataforma digital de vendas: RioMar Online. Na época foi pioneira na região Nordeste. As entregas são feitas até uma distância determinada de 10km a 30km do mall, em até duas horas.
Foram elaboradas diferentes modalidades para promover uma melhor conveniência no recebimento do produto pelo RioMar Online: delivery (onde o cliente estiver), Drive Thru e Locker, estes dois localizados no estacionamento térreo coberto do RioMar. Há também dentro do shopping as opções "Retire Aqui" entrada principal ou "Retire na loja" (local onde a compra foi feita online).
Essas modalidades também foram estendidas para as compras realizadas presencialmente no RioMar. Ou seja, para quem estiver no mall é possível utilizar o serviço de “Leva Compras” em algumas lojas selecionadas. Ao realizar sua compra, o cliente poderá escolher entre retirar em uma das modalidades disponíveis ou receber em casa.
O universo omnicanal permite ao consumidor comprar pela internet para ganhar tempo e ir até o local fazer a retirada, gerando fluxo. São disponibilizadas novas ferramentas e soluções para que as lojas também possam vender online. Com o Shopping Omni, plataforma de propriedade do Grupo JCPM que permite a gestão das lojas em vários canais digitais, e a Central de Entregas, que cuida de toda a operação logística da porta da loja até a casa do cliente, há uma experiência de compra mais fluida, integrada e completa.
Com o DNA de garantir praticidade ao cliente, tanto no espaço físico quanto no online, o RioMar Recife lançou o SuperApp. A proposta é reunir tudo em um só lugar, com uma busca e compra mais rápida e qualificada, além de acesso a programações e serviços. O objetivo é garantir ao consumidor uma jornada mais simples e completa através do novo aplicativo, que reúne compras online, lojas, agenda de eventos, programação do cinema, teatro, serviços, pagamento do estacionamento e dicas e inspirações com conteúdos especiais.
O SuperApp tem oferta de produtos de vários segmentos, incluindo gastronomia, que podem ser comprados em um único pedido. São quatro opções de entrega e retirada, com delivery e retirada nos pontos do shopping ou na própria loja. Por meio do Leva Compras, o cliente pode comprar na loja e pedir pra entregar ou retirar mais tarde.
O SuperApp também oferece a busca otimizada através de multiresultados, que leva o consumidor a encontrar lojas, produtos e conteúdos relacionados à sua pesquisa. Através da ferramenta, o cliente também pode acessar a agenda de eventos do RioMar Recife e programação de cinema e teatro. Também existe a possibilidade da venda de serviços e pagamento do estacionamento.
O compromisso socioambiental está presente na essência do projeto do RioMar Recife, que possui 40.000m² de área verde implantada com espécies da Mata Atlântica e uma gestão pautada pelas melhores práticas ambientais operacionais.
A estrutura possui um Sistema Integrado de Automação e Segurança para controle e supervisão dos sistemas de ar-condicionado, iluminação, combate a incêndio e segurança predial. Os níveis internos de CO2 são monitorados para que o ar seja renovado de acordo com o número de pessoas presentes no mall. No contorno do espaço, há uma ciclofaixa e a maior coleção de palmeiras da América Latina, com 106 espécies de mais de 10 países.
Os domus de vidro do centro de compras contam com tecnologia especial para aproveitar ao máximo a luminosidade sem interferir na sensação térmica dentro do shopping.
É claro que um Shopping com atitudes e tecnologias tão sustentáveis, não iria deixar de dar atenção especial aos resíduos gerados pela operação. A triagem e prensagem dos recicláveis ocorrem na Central de Resíduos, localizada no piso térreo do centro de compras, cujo material reciclável é entregue de forma gratuita para cooperativas de catadores do Recife, beneficiando diretamente cerca da 28 famílias.
O conjunto de iniciativas modernas e mais conectadas com as demandas atuais, com consciência sobre o consumo de recursos naturais, demandaram investimentos 15% superiores a uma edificação do mesmo porte usando sistemas construtivos e operacionais mais tradicionais e sem os mesmos ganhos em relação ao consumo.
Inaugurado em 2012, após dois anos de obras, o RioMar Recife está entre os maiores empreendimentos em área de loja do País e é reconhecidamente o primeiro shopping da América Latina a receber a Certificação de Construção Sustentável – AQUA (Alta Qualidade Ambiental), no processo de Construção. Essa certificação, concedida pela Fundação Vanzolini e chancelada internacionalmente, atesta o compromisso do empreendimento com o meio ambiente, o conforto e a saúde dos trabalhadores e visitantes do local, comprovado por meio de auditorias independentes.
O megaempreendimento dispõe ainda de cinco pontos de recarga para carros elétricos no estacionamento e em breve, serão instalados mais 16 novos pontos.
Entre as medidas de sustentabilidade adotadas, que podem ser conhecidas através de uma visita guiada, o RioMar Recife utiliza um sistema de ar-condicionado sustentável, que é 25% mais econômico que os convencionais, com monitoramento e renovação do ar constantemente. A água da chuva é reaproveitada para uso nas descargas a vácuo.
As práticas sustentáveis do RioMar estão presentes em todo o empreendimento. Ele é o primeiro shopping do Estado a receber o Selo Procel Alta eficiência energética nível A, em função de sua demanda de consumo ser 35% inferior a um shopping convencional. Esta certificação é conferida pelo INMETRO. Além disso, o RioMar dispõe de cinco pontos de recarga para carros elétricos no estacionamento. Em breve, serão instalados mais 16 novos pontos.
Como maneira de inserir o cliente dentro da vivência sustentável do RioMar, são realizadas as visitas guiadas. Esse é o programa que oferece aos visitantes uma percepção diferenciada da sustentabilidade aplicada em um shopping mostrando suas práticas durante um tour agendado.
A primeira década do RioMar foi marcada pela conquista de prêmios e certificados que atestam os avanços e êxitos do shopping. São eles: