ELEIÇÕES 2022

MINISTROS LULA: veja quem está cotado para assumir o MINISTÉRIO DA ECONOMIA no GOVERNO LULA

Governo Lula deve contar com pelo menos 33 ministros; veja quem são os cotados para assumir o Ministério da Economia

Cadastrado por

Maria Mota

Publicado em 02/11/2022 às 6:10 | Atualizado em 04/11/2022 às 12:05
MINISTROS LULA: veja quem está cotado para assumir o MINISTÉRIO DA ECONOMIA no GOVERNO LULA - Foto: Bruna Campos

Eleito à Presidência da República do Brasil com 50,9% dos votos válidos neste domingo (30), após 2° turno das Eleições 2022, informações apontam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve nomear, pelo menos, 33 ministros em seu Governo.

Uma das principais dúvidas dos eleitores e da oposição do político questionam, principalmente, quais nomes devem atender aos principais ministérios: da Saúde, da Educação e, sobretudo, da Economia, nomes esses ainda não divulgados oficialmente.

Veja a seguir as principais apostas dos críticos em relação a quem está cotado a ocupar os cargos sinalizados no Governo Lula, que terá início em 2023.

MINISTROS DO GOVERNO LULA 

Antes do resultado das Eleições 2022, Lula, ainda enquanto candidato, defendia que a escolha de seus ministros não deveria ser feita antes do resultado das Eleições 2022.

No dia 10 de outubro, em pronunciamento após pressão para a divulgação dos nomes, Lula afirmou:

A imprensa me pressiona, cadê o ministro do Lula, cadê o ministro da Economia? Isso é desde 1989. Se eu fosse bobo e indicasse um ministro antes de ganhar as eleições, eu perderia outros 30 que eu não indiquei. Então, tenham paciência”.
Luiz Inácio Lula da Silva.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Simone Tebet assumirá o Ministério da Cidadania no Governo Lula? Veja o que dizem informações próximas e intenção do MDB

QUEM ESTÁ COTADO PARA SER O MINISTRO DA ECONOMIA?

No último debate presidencial, Lula declarou, ainda: "Quando eu ganhar as eleições, eu vou montar o governo. E vou montar o governo não apenas com meu partido ou com meus aliados, tem gente de fora que vai participar".

Parte dos questionamentos quanto a quem deve ocupar o Ministério da Economia têm crescido em razão do forte apoio que o presidente tem recebido de diversos nomes da área da Economia.

Estão, dentre eles, Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, e Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco, que têm reforçado aliança com o presidente e apresentam um perfil que corresponde ao cargo.

ARMÍNIO FRAGA

Armínio Fraga é formado em Economia pela PUC (RJ) e possui Doutorado no tema, já tendo sido professor na área na Universidade de Columbia, em Nova York.

Atualmente, Fraga é sócio-fundador da Gávea Investimentos e, conforme mencionado, já esteve na presidência Banco Central entre 1999 e 2003, tendo presidido a instituição no primeiro ano do primeiro Governo Lula.

Armínio Fraga - World Economic Forum/Bel Pedrosa

HENRIQUE MEIRELLES

Os críticos apontam que a carreira pública de Henrique Meirelles seja um pouco mais consolidada, em comparação à de Armínio Fraga.

Meirelles foi quem substituiu Fraga na presidência do Banco Central e permaneceu no cargo entre 2003 e 2010, ao longo de todo o Governo Lula.

Meirelles também ocupou o Ministério da Fazenda nos dois anos do governo de Michel Temer (2016-2018) e atuou como Secretário Estadual da Fazenda do ex-governador João Doria, em São Paulo.

Henrique Meirelles - Kleyton Amorim/UOL

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS