Rede hoteleira aposta em alta ocupação para feriado de Nossa Senhora da Conceição e festas de final de ano

A previsão é de que em dezembro se mantenha uma taxa de ocupação acima de 76%, superando a média do Recife no acumulado do ano (até outubro), por exemplo, que foi de 64%. Voos para Argentina, Uruguai e Estados Unidos também vão dinamizar o setor
Adriana Guarda
Publicado em 01/12/2022 às 18:37
Porto de Galinhas recebeu mais de 800 mil turistas em 2021. A foto é do Kembali Hotel, em Porto Foto: Kembali Hotel, em Porto de Galinhas (Foto: Divulgação)


A rede hoteleira de Pernambuco aposta em um final de ano movimentado para o setor, mantendo uma tendência de recuperação pós-pandemia da covid-19. Em dezembro, além das festas de fim de ano, o aumento da ocupação é antecipado pelo feriado de Nossa Senhora da Conceição, no dia 8. No Recife, a tradicional Festa do Morro é atrativo turísco.

A previsão é de que em dezembro se mantenha uma taxa de ocupação acima de 76%, superando a média do Recife no acumulado do ano (até outubro), por exemplo, que foi de 64%. A retomada de voos para o Uruguai e a Argentina também vão contribuir para dinamizar o turismo neste final de ano. Alguns visitantes relatam que tiveram dificuldade para conseguir hotel e optaram pelo Airbnb. 

A Gerente de Comunicação do Porto de Galinhas Convention visitors Bureau, Ana Luiza Accioly, explica que a ocupação dos hoteis aumenta no feriado de Nossa Senhora da Conceição, com previsão de que o tempo médio de estadia seja de 8 a 11 de dezembro. 

"Estamos com uma ocupação de 76,5% para o feriado e com uma média de 82,2% para o Natal  e de 94% para o réveillon. A recuperação do setor começou desde o ano passado, porque as pessoas ainda estavam com receio de viajar para fora do Brasil e preferiram apostar no mercado doméstico", explica Ana Luiza.       

Porto de Galinhas é um dos principais destinos turísticos de Pernambuco. Em 2021, o balneário localizado no município de Ipojuca, no Litoral Sul, recebeu mais de 800 mil turistas. Porto conta com 16 hotéis e 230 pousadas, além de flats, contabilizando cerca de 15 mil leitos. 

A permanência média dos turistas é de 5,9 dias e os principais visitantes nacionais são de São Paulo, Minas Gerais, Brasília e estados do Sul do País, além dos nordestinos. Os turistas internacionais são, principalmente, da Argentina, Uruguai e Paraguai. A retomada de frequências do Recife para Uruguai,  Argentina e Estados Unidos.

"O voo Recife-Montevidéu voltou em novembro e agora em dezembro vai voltar o voo direto do Recife para Buenos Aires", destaca Ana Luiza. 

MALHA AÉREA INTERNACIONAL

Em novembro, a Azul iniciou uma frequência semanal partindo do Recife para Montevidéu. As aeronaves para a operação no Uruguai têm capacidade para 136 passageiros. O plano da companhia é iniciar uma segunda frequência semanal para Montevidéu agora em dezembro. Já a Gol vai retomar seu voo para Buenos Aires. 

Em novembro, a Azul iniciou a venda de passagens para os voos que ligarão Recife, hub da empresa no Nordeste, e a cidade de Fort Lauderdale, na Flórida. Os voos serão realizados a partir de 14 de fevereiro de 2023, com duas frequências semanais.

O voo AD8712 partirá de Recife às terças e sextas-feiras, às 9h30, pousando em Fort Lauderdale às 16h55. No sentido inverso, o voo sairá decolará de Fort Lauderdale às segundas e quintas-feiras, às 20h45, chegando na capital pernambucana às 6h30.

As operações da Azul entre Pernambuco e Flórida serão realizadas por aeronaves Airbus 330, com capacidade para transportar até 298 clientes. A proposta do voo é aproveitar o Carnaval de Pernambco, que deverá ter uma edição histórica, após dois anos sem acontecer por conta da pandemia da covid-19. 

OCUPAÇÃO NO ACUMULADO DO ANO

Relatório publicado na quarta-feira (30) pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, com hoteis e redes hoteleiras de 15 capitais, aponta um crescimento na ocupação deste ano em relação a 2021. Analisando os dados acumulados de janeiro a outubro de 2022, houve alta de 58,6% na taxa de ocupação e de 35,8% na diária média.

Na análise por região, a taxa de ocupação apresentou desempenho positivo em todas as localidades, variando entre 34,9% no Norte e 67,7% no Sudeste. A diária média também apontou percentuais positivos em todas as regiões, 25,9% no Centro-Oeste, 25,9% no Nordeste, 26,4% no Norte, 42,7% no Sudeste e 23,5% no Sul. 

No Recife, de janeiro a outubro deste ano, a taxa média de ocupação hoteleira foi de 64%, superior a de 2021, que fechou em 49,74%. O valor da diária média na capital pernambucana também subiu, passando de R$ 220,62 no passado para R$ 293,65 em 2022.   

 

 

TAGS
turismo ocupação hoteleira festas de fim de ano
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory