Em ofício enviado ao secretário de Orçamento Federal do Ministério da Economia, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) afirmou que “a falta dos recursos causará grave prejuízo ao funcionamento desta Autarquia, ocasionando suspensões de contratos, a partir desta quarta-feira (7). A informação, divulgada pela CNN Brasil, causou temor pela possibilidade de colapso dos atendimentos nas agências e até comprometimento do pagamento de aposentadorias.
O ofício, assinado pelo presidente do INSS, Guilherme Gastaldello, foi encaminhado à Secretaria de Orçamento na sexta-feira (2).
Havia o alerta para a possibilidade de suspensão das atividades, com fechamento de agências, suspensão de perícias, atrasos em pagamentos do INSS e interrupção de contratos com terceirizados.
Tem atendimento no INSS nesta quarta-feira (7)?
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, além do próprio INSS, "as restrições orçamentárias impostas neste fim de ano não ocasionarão interrupção dos serviços do INSS aos segurados".
O governo garante que não haverá fechamento das unidades. "O atendimento ao público está mantido".
Em nota, o governo afirma que "todos os pagamentos dos benefícios operacionalizados pelo INSS, como aposentadorias, pensões, benefícios por incapacidade, além dos assistenciais (como o BPC), entre outros, estão assegurados".
O governo federal anunciou neste fim de ano um novo bloqueio, de R$ 5,7 bilhões no orçamento que engloba todas as pastas. Este é o segundo nos últimos seis meses.