No dia 18 de dezembro deste ano, a Argentina venceu a Copa do Mundo do Catar, feito que trouxe à Seleção o tricampeonato mundial.
Com a atuação indispensável de Lionel Messi, veio a público a informação de que o Banco Central da Argentina estaria cogitando estampar o rosto do jogador em uma das cédulas argentinas, como forma de homenagem ao título conquistado.
Leia a matéria a seguir e entenda:
ROSTO DE MESSI NO PESO ARGENTINO
De acordo com o site La República, a notícia teria partido do jornalista e economista argentino Ignacio Oliveira Doll, que, em 16 de dezembro de 2022, publicou um artigo que sugeria a impressão de cédulas comemorativas à possível vitória da Argentina na Copa.
O texto afirma que dois diretores do Banco Central teriam ficado "entusiasmados com a ideia" e que "concordaram que uma cédula com esse design despertaria o espírito colecionador dos argentinos".
MESSI VAI ESTAMPAR DINHEIRO DA ARGENTINA?
Foi através de uma página do Facebook, também na semana em que a Seleção da Argentina venceu a Copa do Mundo, que a notícia ganhou popularidade.
Ao ser compartilhado inúmeras vezes na página e em redes vizinhas, o post rapidamente alcançou uma vasta repercussão; foram mais de 5,2 mil comentários e 120 mil curtidas.
A publicação consta uma cédula de 1.000 pesos argentinos, o equivalente a R$ 30, e, em sua parte frontal, está ilustrada uma foto do rosto de Messi.
Na superfície traseira, há uma foto de toda a Seleção Argentina, no momento da cerimônia de premiação. A legenda do post diz: "QUEREM SEUS ROSTOS NAS CÉDULAS! O Banco Central da Argentina propôs que nas notas de 1.000 pesos apareça a imagem de Leo Messi".
Veja a seguir o post:
A imagem, assim como a informação, é falsa. O conteúdo é meramente ilustrativo, feito sob a perspectiva da página que popularizou a informação, sem qualquer efeito ou validade real.