Apoiadores do ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), foram convocados para bloquear refinarias de petróleo e distribuidoras de combustíveis para provocar uma crise de desabastecimento.
Os atos estavam organizados para acontecer nesta segunda-feira (09), um dia após os manifestantes Bolsonaristas atacarem o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, em Brasília.
BOLSONARISTAS ORGANIZAM BLOQUEIO DAS REFINARIAS
Segundo a Agência Estadão, as aglomerações em frente às refinarias e distribuidoras de combustíveis estavam sendo orquestradas há algumas semanas e eram divulgadas nas redes sociais, com o objetivo de parar o País em uma crise de desabastecimento e gerar um golpe militar.
A decisão foi tomada pelos apoiadores de Jair Bolsonaro contra o resultado das eleições 2022 e a vitória do atual presidente Lula (PT).
BLOQUEIO DAS REFINARIAS POR MANIFESTANTES PRÓ-BOLSONARO
De acordo com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), os bolsonaristas planejavam bloquear as refinarias de diferentes locais do país. Confira a lista e se houve ou não algum ato:
- Refinaria Duque de Caxias (Reduc)/RJ: com previsão para iniciar às 2h da madrugada desta segunda-feira, não foram identificados Bolsonaristas até a manhã deste dia;
- Refinaria Henrique Lage (Revap)/SP: cerca de 30 manifestantes tentaram bloquear a entrada de um caminhão uqe havia chegado para carregar combustível, mas a situação logo foi resolvida, segundo a FUP.
- Refinaria Getúlio Vargas (Repar)/PR: durante a madrugada da segunda-feira, o Batalhão de Choque da Polícia Militar evitou a aproximação de manifestantes pró-Bolsonaro.
- Refinaria Gabriel Passos (Regap)/MG: não houve bloqueio.
- Refinaria Isaac Sabbá (Reman)/AM: possui um acampamento com cerca de 50 bolsonaristas, que estão sob a supervisão de um grande número de policiais, segundo a FUP.
VAI FALTAR COMBUSTÍVEL?
Segundo o senador Jean paul Prates (PT-RN), que foi indicado para ser o presidente da Petrobras, as refinarias da Petrobras, principal na distribuição e abastecimento de combustível, estão seguras.
Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 9, Prates confirmou que houve tentativa de bloquear refinarias da Petrobras para gerar desabastecimento de combustíveis. "Está tudo seguro, pelo menos por enquanto, em refinarias da Petrobras."