Falta muito para lançar o novo salário mínimo 2023?

AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO 2023 já tem data para acontecer? Confira a expectativa do governo Lula

Ministro do Trabalho revela qual é o mês em que o novo salário mínimo será liberado.

Cadastrado por

Brenda de Barros

Publicado em 07/02/2023 às 17:32 | Atualizado em 07/02/2023 às 17:48
No aguardo do início dos pagamentos do calendário de abril, aposentados e pensionistas do INSS, que ultrapassam 37 milhões de pessoas, ainda têm dúvidas sobre o 14° salário - GOVERNO FEDERAL/REPRODUÇÃO

A expectativa sobre o aumento do salário mínimo 2023 continua atraindo esperança para o povo brasileiro, que deseja saber se realmente deve haver reajuste no piso do salário durante o primeiro semestre, ou se essa promessa será deixada para o final ano.

Nesta segunda-feira (06), o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, fez parte de uma reunião que pretendeu definir o rumo do novo salário mínimo. A data esperada, em que o valor será liberado, foi revelada.

Confira nesta matéria:

Valor do salário mínimo 2023

Atualmente, o piso para o salário mínimo 2023 é de R$ 1.302, estabelecido ainda em dezembro do ano passado, pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O presidente Lula (PT) e seus ministros estão buscando meios para bancar o novo salário mínimo 2023, no valor de R$ 1.320.

Apesar de estar garantido no Orçamento 2023, acabou sendo comprometido, em razão das concessões do benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) no final do segundo semestre do ano passado.

Aumento do valor do salário mínimo 2023 vai ser liberado quando?

Durante a reunião desta segunda-feira, Luiz Marinho e os outros 11 ministros estiveram reunidos para a posse do novo presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, que ocorreu no Rio de Janeiro.

Neste dia, o ministro reforçou que o prazo estimado para valer o novo salário mínimo 2023 é a partir do dia 1º de maio e que o governo Federal está empenhado em encontrar meios que viabilizam este reajuste.

No entanto, o ministro também alertou que ainda é cedo para garantir o aumento do salário mínimo 2023.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS