Na última sexta-feira (10) as autoridades americanas anunciaram a falência, após 40 anos de existência, do Silicon Valley Bank (SVB), banco financiador de startups.
A notícia provocou apreensão entre os clientes do banco, já que não conseguiram movimentar o dinheiro aplicado no banco e também nos acionistas do Nubank devido a algumas informações de que o banco teria investimentos no SVB.
Leia nesta matéria:
- Qual a importância do Silicon Valley Bank?
- Por que o banco faliu?
- Os clientes terão acesso ao dinheiro aplicado?
- Pronunciamento do Nubank
QUAL A IMPORTÂNCIA DO SILICON VALLEY BANK?
O banco estava entre as 20 maiores instituições financeiras dos Estados Unidos, sendo o setor da tecnologia o mais afetado com o colapso financeiro.
O Silicon Valley Bank tinha cerca de US$ 209 bilhões em ativos até o fim de 2022, o que colocava ele na 16º posição de maior banco dos EUA, segundo o Federal Reserve – o banco central norte-americano.
Além disso, o branco era o credor fundamental para empresas que estavam começando.
POR QUE O BANCO FALIU?
De acordo com a imprensa dos Estados Unidos, vários fatores acarretaram a quebra do banco, entre eles:
- Empresas tirando dinheiro mais rápido do que era previsto;
- Aumento da taxa de juros;
- O banco fazer vários investimentos no Tesouro dos EUA;
- Investimentos minguaram
OS CLIENTES TERÃO ACESSO AO DINHEIRO APLICADO?
O governo dos EUA assegurou que os clientes do SVB terão acesso ao dinheiro de todos os depósitos a partir desta segunda-feira (13) como parte de um plano para amenizar os efeitos da quebra do banco no sistema financeiro americano.
PRONUNCIAMENTO DO NUBANK
Após ser bombardeado de questionamentos, no último domingo o Nubank emitiu uma nota assegurando que não tinha "qualquer exposição" ao Silicon Valley Bank (SVB).
E, as outras startups brasileiras que tinham reservas no SVB já tinham começado a movimentar o dinheiro para retirar da instituição antes mesmo do anúncio de falência do banco.