Taxa de juros

LULA ameaça mudar meta da INFLAÇÃO caso BANCO CENTRAL não diminua TAXA DE JUROS; saiba o que ele disse

Lula criticou a atual taxa de juros, que está em 13,75% e disse que "não há mágica na economia".

Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 06/04/2023 às 17:20 | Atualizado em 06/04/2023 às 18:29
Lula já fez trocas no governo para atender demandas do Centrão - EVARISTO SA / AFP

Nesta quinta-feira (06), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não irá mais criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, mas ameaçou mudar a meta da inflação caso não haja diminuição na taxa de juros:

Lula criticou a atual taxa de juros, que está em 13,75% e disse que "não há mágica na economia", mas que "não vai ficar brigando [com Campos Neto] porque ele tem dois anos de mandato".

De acordo com informações do UOL, Lula afirmou que "ouviu na imprensa" que Campos Neto teria dito que "para atingir a meta de 3% de inflação, os juros precisavam estar a 20%" e que se a meta informada estiver errada, o governo deve mudar a meta:

 

Lula lembrou, durante conversa com jornalistas nesta manhã, que quando governou na primeira vez, "a inflação era de 12% e nosso governo levou a inflação para dentro da meta de 4,5%".

Campos Neto X Lula

Em fevereiro, durante um evento do BTG Pactual, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falou que é preciso ter "boa vontade" com o governo Lula.

Segundo ele, o "investidor é muito afoito" e, na época, os 45 dias de governo eram "pouco tempo" para uma avaliação do governo.

Ele também falou que as taxas de juros altas são "naturais" e que o governo estaria na direção certa, em referência a tentativa de diminuição dos juros.

"Acho que o governo está na direção certa, tem tido um debate bom. Falar de juros e ter a crítica é natural. Quanto mais fortes as instituições, mais esse debate pode ser intenso sem afetar preço de mercado e expectativa".

Lula diz que vai 'continuar batendo' para reduzir taxa de juros 'absurda'

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS