Nesta quinta-feira (06), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não irá mais criticar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, mas ameaçou mudar a meta da inflação caso não haja diminuição na taxa de juros:
Lula criticou a atual taxa de juros, que está em 13,75% e disse que "não há mágica na economia", mas que "não vai ficar brigando [com Campos Neto] porque ele tem dois anos de mandato".
De acordo com informações do UOL, Lula afirmou que "ouviu na imprensa" que Campos Neto teria dito que "para atingir a meta de 3% de inflação, os juros precisavam estar a 20%" e que se a meta informada estiver errada, o governo deve mudar a meta:
Lula lembrou, durante conversa com jornalistas nesta manhã, que quando governou na primeira vez, "a inflação era de 12% e nosso governo levou a inflação para dentro da meta de 4,5%".
Campos Neto X Lula
Em fevereiro, durante um evento do BTG Pactual, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falou que é preciso ter "boa vontade" com o governo Lula.
Segundo ele, o "investidor é muito afoito" e, na época, os 45 dias de governo eram "pouco tempo" para uma avaliação do governo.
Ele também falou que as taxas de juros altas são "naturais" e que o governo estaria na direção certa, em referência a tentativa de diminuição dos juros.
"Acho que o governo está na direção certa, tem tido um debate bom. Falar de juros e ter a crítica é natural. Quanto mais fortes as instituições, mais esse debate pode ser intenso sem afetar preço de mercado e expectativa".
Lula diz que vai 'continuar batendo' para reduzir taxa de juros 'absurda'
Veja também
-
O governo de saias
Peço permissão ao leitor para reproduzir artigo publicado há 33 anos, sem alteração, contando com a compreensão em relação às peculiaridades marcadas pela passagem do tempo.
-
-
Relatório do BC mostra queda da inflação em 2023, mas sobe juros para 2024 e 2025
Relatório Focus do Banco Central apresenta queda na inflação para 2023, mas alta nos juros básicos de 2024 e 2025. Entenda situação com previsões de economistas brasileiros
-
UBER: Justiça cancela cobrança pelo uso do viário da UBER e 99. Entenda
Cobrança foi responsável por uma arrecadação de R$ 241 milhões somente este ano aos cofres municipais de São Paulo
-
Webstories
últimas
-
Festival Recife do Teatro Nacional retorna com peça de criança síria refugiada e adaptação do filme 'Tatuagem'. Veja programação
Festival do Teatro Nacional retorna com peças de criança síria refugiada e adaptação do filme 'Tatuagem'. Veja programação
-
-
Professores e estudantes consideram complexidade das questões do segundo dia do Enem como "equilibradas"
Em Pernambuco, a abstenção no segundo dia do Enem 2023 foi de 30,2%
-
"Nós fizemos o dever de casa", diz o senador Fernando Dueire sobre a Reforma Tributária
O texto da Reforma Tributária foi aprovado na última quarta-feira(8) no senado
-
-
Assim como Ana Hickmann, 140 mulheres pedem socorro à polícia por dia em Pernambuco
Caso da modelo e apresentadora reacende o alerta para que a vítima denuncie o agressor no primeiro sinal de violência