O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência Social vão começar em breve a enviar mensagens via WhatsApp para informar os segurados sobre o andamento de perícias, pedidos e orientações relacionadas a aposentadorias e pensões.
O anúncio foi feito na última segunda-feira (17) pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, em reunião com gestores do INSS. O ministro afirmou que essa ferramenta será testada por um período de um mês.
"Temos mais celulares do que pessoas. Hoje em dia, todo mundo se comunica por mensagens. Se conseguirmos utilizar essa ferramenta, vamos melhorar significativamente a comunicação com o cidadão. O aplicativo será testado por um mês como uma ferramenta de interação com a população", afirmou Lupi.
Além disso, Lupi afirmou que o governo firmará acordos com outras pastas, como Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Agrário, Ministério da Saúde e Marinha, para compartilhar dados de outras bases cadastrais, como o Cadastro Único (CadÚnico).
Segundo o ministro, isso pode auxiliar nas demandas de benefícios, como o seguro defeso do pescador artesanal.
A nova medida ainda está em fase piloto e será testada em um grupo específico de segurados em determinados estados.
O governo também não detalhou se apenas o INSS e o ministério poderão entrar em contato com a população ou se o meio de comunicação será utilizado para que os segurados tirem suas dúvidas. De acordo com a pasta, os detalhes ainda estão em discussão.
Fontes do ministério afirmam que os recursos da plataforma estão sendo estudados e que os estudos preliminares têm como objetivo garantir a segurança dos beneficiários, considerando que o instituto já fez vários alertas sobre golpes que utilizam o nome do INSS para aplicar fraudes.