O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), anunciou nessa quinta-feira (20) que a Shein pretende investir em fábricas pelo Brasil, garantindo investimentos de cerca de R$ 750 milhões no setor têxtil do país e cerca de 100 mil vagas de emprego.
O anúncio ocorre em meio às discussões sobre sonegação de impostos nas compras em sites estrangeiros que vendem para o Brasil. Também vem depois de o governo divulgar que iria taxar sites asiáticos para, na sequência, recuar com a repercussão negativa da proposta.
O anúncio foi feito no mesmo dia que representantes da companhia chinesa se reunirem com Haddad em São Paulo. O chefe da pasta já havia anunciado que a empresa "nacionalizaria até 85% da sua produção comercializada no Brasil".
"Eles próprios vão dar seus números de investimento e de geração de oportunidade no mercado brasileiro. Uma coisa para nós muito importante também é que vejam o Brasil não apenas como mercado consumidor, mas como uma economia de produção", afirmou Haddad.
SHEIN FÁBRICA NO BRASIL
A reunião com a Shein foi acompanhada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, que intermediou o encontro. Conforme divulgado pela companhia, o negócio pretende estabelecer uma parceria com 2 mil fabricantes nacionais para nacionalizar parte da sua produção comercializada no País.
"Além de beneficiar as comunidades locais, o onshoring (produção no mercado onde o bem será consumido) da manufatura também contribuirá para a competitividade geral da indústria têxtil com o potencial de aumentar as exportações", disse a empresa, em nota.
A Shein ainda afirmou que passará a hospedar vendedores locais em sua plataforma, transformando o site em um marketplace no País, algo que, segundo a empresa, vinha sendo testado desde 2022 no Brasil.
VAGAS DE EMPREGO NA SHEIN; COMO TRABALHAR NA SHEIN; SHEIN TRABALHE CONOSCO
Segundo a Shein, os investimentos devem gerar até 100 mil empregos indiretos no País nos próximos três anos. Não foi dada uma previsão de quando as vagas de emprego serão abertas.
Contudo, já é possível se candidatar para vagas da Shein no Brasil, mesmo ela tendo suas operações na China.
A empresa divulga os cargos disponíveis para contratação no perfil da Shein no Linkedin. Cada vaga tem exigências e salários diferentes. A maioria delas são para São Paulo.