Nesta segunda-feira (08), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez suas indicações para a diretoria do Banco Central (BC). As informações são do portal UOL.
Os nomes indicados pelo Ministro são Gabriel Galípolo, braço direito de Haddad e Ailton de Aquino Santos, que é servidor do BC e já trabalhou na chefia da Contabilidade.
Galípolo foi o nome escolhido para ocupar a diretoria do BC; Aquino, para a diretoria de Fiscalização. Ambos os nomes precisam ser aprovados em uma sabatina no Senado Federal.
Caso o nome de Aquino seja aprovado, ele será o primeiro diretor negro do Banco Central.
CAMPOS NETO SUGERIU NOME DE GALÍPOLO
Segundo Haddad, o nome de Gabriell Galípolo foi uma sugestão do atual diretor do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Durante uma reunião do G20, Haddad afirmou que veio dele a indicação:
"Estava no G20 na Índia e Roberto Campos Neto foi a primeira pessoa que mencionou a possibilidade de Galípolo ir para o Banco Central. Depois dele, muitas pessoas indicaram".
QUEM É GABRIEL GALÍPOLO?
Gabriel Galípolo tem 40 anos e é o atual conselheiro do presidente Lula. No início do governo, ele assumiu o cargo de secretário-executivo da Fazenda.
Ele trabalha com Haddad desde a época que o Ministro era candidato à prefeitura da São Paulo. Já foi presidente do Banco Fator de 2017 a 2021 e fez oposição ao Partido dos Trabalhadores na época.
Galípolo é adepto da social-democracia que foi instalada na Europa do século 20 e é contrário a ideia do embate "Mercado vs. Estado".