Neste dia de São João (24), o primeiro voo do Recife para Orlando, nos Estados Unidos, partiu do Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, no Recife.
Com isso, Pernambuco retoma sua quinta ligação internacional aérea.
É a segunda com destino aos Estados Unidos, após a inauguração do voo Recife-Fort Lauderdale, em fevereiro deste ano.
Para marcar a ocasião, a Azul Linhas Aéreas promoveu evento no Aeroporto do Recife.
A celebração contou com a presença do presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo, da secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, representantes da companhia aérea Azul e da Aena, empresa que administra o aeroporto.
O receptivo da Empetur, com quadrilha junina e trio de forró, animou os clientes do voo inaugural.
"É um importante passo para retomada de todo o potencial do Aeroporto do Recife. Estamos entre os melhores aeroportos do Brasil, sendo um dos mais pontuais do mundo. É por aqui que grande parte dos turistas vem para o nosso Estado. Com esse novo voo, a expectativa é a vinda de mais turistas estrangeiros para Pernambuco, gerando mais empregos e renda", ressaltou Eduardo Loyo.
"Com o novo voo, não só contribuímos para levar brasileiros que vivem em Pernambuco e em outras cidades do Nordeste para os Estados Unidos, mas também traremos norte-americanos para conhecer e desbravar as mais belas paisagens que temos aqui no Brasil, contribuindo com a economia e o desenvolvimento social do País e das pessoas que têm o Turismo como principal fonte de renda", declarou o diretor de Relações Institucionais e Aeroportuárias da Azul, Fábio Campos.
De acordo com a companhia aérea, o voo AD8710 decola do Recife às quartas, sábados e domingos, às 9h30, pousando em Orlando às 17h10.
O voo partirá de Orlando nos mesmos dias, às 20h15, chegando à capital pernambucana às 6h30.
Orlando se torna o quinto destino internacional do Aeroporto do Recife.
As outras conexões disponíveis na capital pernambucana são para Lisboa, em Portugal; Montevidéu, no Uruguai; Buenos Aires, na Argentina; e Fort Lauderdale, também nos Estados Unidos.
"O turismo desempenha um papel importante na geração de renda para o Recife e segue gerando novas oportunidades para a cidade. Essa conexão direta com Orlando é um marco na retomada do turismo internacional no Recife e consolida o nosso Aeroporto, que já é reconhecido como um dos melhores do Brasil, como porta de entrada de turistas no Nordeste. Além disso, a nova rota vai atrair a população da região que deseja viajar para os Estados Unidos", ressaltou o prefeito do Recife, João Campos.
Além das conexões internacionais, em abril deste ano, o Aeroporto Internacional do Recife registrou a quarta maior oferta de destinos domésticos no País, sendo o mais conectado entre as regiões Nordeste, Norte e Sul.
Ao todo, são 39 rotas para 37 cidades brasileiras.
Em 2022, o terminal de passageiros da capital pernambucana também foi eleito o segundo melhor do mundo, atrás apenas do Aeroporto Internacional de Tóquio, em um ranking global elaborado pela AirHelp, especialista em direitos dos passageiros aéreos.
O levantamento considerou fatores como pontualidade, opinião dos clientes e oferta de serviços.