O Grupo JCPM acredita num mundo em que as pessoas importam. Em cada lugar onde a companhia tem um empreendimento, as comunidades da região são acolhidas. Se aproximar das pessoas e contribuir para reduzir as desigualdades sociais é um dos compromissos do Grupo. Quem se aproxima e se importa é capaz de perceber as necessidades e transformar a vida do outro.
Os negócios sociais do Grupo JCPM foram detalhados na terça-feira (11), durante apresentação do primeiro relatório ASG da companhia, em evento no JCPM Trade Center, no Pina.
Ao longo dos anos, a conexão entre o Grupo JCPM e as comunidades é realizada pela Fundação Pedro Paes Mendonça (FPPM) e pelo Instituto JCPM de Compromisso Social (IJCPM). O propósito é que as pessoas se reconheçam como cidadãos e também alcancem o crescimento econômico.
Para isso, os projetos e ações desenvolvidas garantem oportunidades de acesso ao mercado de trabalho, incentivam a evolução da renda familiar, reduzem a evasão escolar e contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O trabalho nas comunidades impacta, ainda, os municípios da região Nordeste, onde o Grupo mantém negócios.
Presidente do Grupo JCPM, o empresário João Carlos Paes Mendonça destaca que a agenda ambiental, social e de governança fazem parte da cultura da empresa antes mesmo do conceito ASG se disseminar.
"A maneira como construímos nossos empreendimentos, apostando em sustentabilidade, inovação e tecnologia; além da forma como tratamos as comunidades vizinhas a eles, por meio da Fundação e do Instituto, são exemplos do nosso compromisso", diz.
Na área social, o empresário reforça a necessidade de distinguir responsabilidade de compromisso. "Responsabilidade é o cidadão cumprir a legislação, pagar impostos e seguir as regras impostas. Compromisso social é você querer fazer, é querer servir às pessoas, ter um projeto de investimento social, como nós temos", compara João Carlos.
O conceito de compromisso social do Grupo JCPM se iniciou em 1989, com a criação da FPPM, no povoado de Serra do Machado, no pequeno município de Ribeirópolis, distante 70 km de Aracaju (SE). Terra-natal do pai do empresário, Pedro Paes Mendonça, foi ali onde os negócios da família começaram, com uma pequena mercearia, em 1930.
A Fundação desenvolve um trabalho de atendimento das necessidades básicas da população de Serra do Machado e de comunidades vizinhas como Esteios, Serrinha, João Ferreira, Ouricuri e Fazendinha.
O espaço oferece atendimento em saúde, por meio da Clínica Dudu Mendonça; acolhimento aos idosos, através do Lar Dona Conceição; além de serviço educacional, por meio do Centro de Educação Básica Auxiliadora Paes Mendonça (CEBAPM) e de cultura, através do Centro Cultural Maria Melânia.
Criado em 2007, o IJCPM complementa os negócios sociais do Grupo, com unidades no Recife (PE), em Salvador (BA), em Fortaleza (CE) e em Aracaju (SE). Nos seus 16 anos de existência já realizou mais de 58 mil atendimentos.
"Quando o IJCPM foi criado, em 2007, a FPPM já existia há 19 anos. Então, o Grupo definiu que onde ele tivesse um equipamento econômico, desenvolveria um trabalho no seu entorno. A proposta é de que os empreendimentos não desenvolvessem o local apenas economicamente, mas também socialmente. Neste sentido, o Grupo decidiu trabalhar com a juventude de 14 a 24 anos", explica a Diretora de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais do Grupo JCPM, Lucia Pontes.
A ideia é impulsionar a melhoria da comunidade do entorno dos empreendimentos através da juventude e da família desse jovem. O trabalho do IJCPM garante protagonismo aos jovens, na medida em que são eles quem decidem se querem seguir pelo caminho da empregabilidade ou do mundo universitário. O Instituto oferece desde curso pré-vestibular até formação empreendedora.
Sem obrigação de ter uma grade curricular fixa, o Instituto acompanha as tendências e mudanças no cenário socioeconômico das regiões onde atua e, todos os anos, acrescenta novidades à grade oferecida.
"Todo ano a gente faz uma pesquisa com a juventude para ouvir os novos anseios que eles têm. O mundo digital, por exemplo, é um interesse da juventude em geral e está forte na periferia também. Por isso temos um projeto importante nesta área. Nossos projetos que vão se adequando às mudanças e às necessidades que a juventude vai apontando", afirma Lucia.
O Instituto também faz a interface entre os empreendimentos e sua cadeia de lojistas, fornecedores e parceiros, na tentativa de garantir empregabilidade para os jovens. Muitos são aproveitados na construção e na operação dos shoppings e dos demais negócios do Grupo.
O IJCPM acompanha por um ano o desempenho dos jovens que passaram por ele. Com isso, é possível mapear os índices de empregabilidade e a performance na vida acadêmica, permitindo a possibilidade de correção no rumo das escolhas quando elas falham.
Em 2022, a FPPM e o IJCPM investiram R$ 15,3 milhões em projetos sociais, sendo R$ 7,8 milhões do Instituto e R$ 7,5 milhões da Fundação. Todo o trabalho de promoção da educação, saúde, emprego e geração de renda para jovens e moradores das comunidades locais é realizado 100% com recursos próprios, sem utilização de leis de incentivos fiscais nem por meio de parcerias públicas nem privadas.
A Fundação e o Instituto trabalham, no presente, para garantir um futuro melhor às população vizinhas aos empreendimentos do Grupo JCPM. Isso porque quem se importa, cuida, e quem cuida ajuda a mudar a vida das pessoas.