Brasileiros que estão enfrentando problemas financeiros e encontram-se endividados agora têm a oportunidade de renegociar suas dívidas através do mutirão Renegocia!.
De acordo com a Agência Brasil, a partir desta segunda-feira (24), é possível recorrer aos órgãos de defesa do consumidor de seus estados e municípios para solicitar auxílio.
MUTIRÃO DO RENEGOCIA!
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), tem como objetivo principal facilitar o processo de renegociação de dívidas para a população em situação de dificuldade financeira.
Através do mutirão Renegocia!, será levado em consideração as condições de pagamento dos valores em aberto, a fim de encontrar soluções viáveis para cada indivíduo.
“Importante frisar que temos a participação de aproximadamente 250 Procons estaduais e municipais [no Renegocia!]. Este mutirão é importante e se estenderá pelas próximas semanas”, acrescentou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
QUEM PODE PARTICIPAR DO MUTIRÃO DE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS?
Diferente das regras estabelecidas para participar do Programa Desenrola Brasil - cujo objetivo também é a renegociação de dívidas -, o Renegocia! definiu as seguintes condições:
- Não há valor limite para a dívida;
- Não há restrição de renda dos consumidores endividados;
- É possível renegociar dívidas com bancos, lojas e serviços, como contas de água e luz;
- Não é possível negociar pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário.
ATÉ QUANDO É POSSÍVEL PARTICIPAR DO MUTIRÃO?
Os consumidores poderão renegociar suas dívidas pelo mutirão do Renegocia! até o dia 11 de agosto.