BOLSA FAMÍLIA

BOLSA FAMÍLIA 2023: TEVE o BOLSA FAMÍLIA BLOQUEADO? SAIBA o MOTIVO e O QUE FAZER para VOLTAR a RECEBER O BOLSA FAMÍLIA 2023

Milhares de famílias tiveram o Bolsa Família bloqueado

Cadastrado por

João Carneiro

Publicado em 03/08/2023 às 11:35
- REPRODUÇÃO

Desde o mês de abril deste ano, mais de 1 milhão de famílias tiveram o Bolsa Família bloqueado devido à revisão cadastral do CadÚnico realizada pelo Governo Federal.

Segundo dados fornecidos pelo Governo Federal, até o término de 2023, é possível que mais famílias com cadastros desatualizados sejam incorporadas ao processo de bloqueio.

Para facilitar sua leitura confira os tópicos abordados nesta matéria:

BOLSA FAMÍLIA BLOQUEADO?

Em março deste ano, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciar a retomada do programa Bolsa Família, o Governo Federal divulgou que seria realizada uma revisão cadastral dos beneficiários do CadÚnico.

A finalidade desta revisão é detectar e excluir os indivíduos que estão recebendo o Bolsa Família de maneira inadequada, ou seja, que não preenchem todos os requisitos estabelecidos.

BOLSA FAMÍLIA 2023: QUEM PODE TER O BOLSA FAMÍLIA BLOQUEADO?

Atenção! Conforme informações do Governo Federal, as famílias convocadas para a Revisão Cadastral de 2023 são aquelas que atualizaram o cadastro pela última vez em 2016 ou 2017.

As demais famílias com dados desatualizados (última atualização em 2018, 2019 e 2020) poderão ser incluídas nesse processo até o término de 2023.

O QUE FAZER APÓS TER O BOLSA FAMÍLIA BLOQUEADO?

A família convocada para a verificação cadastral receberá um prazo para atualizar suas informações no Cadastro Único (CadÚnico).

Para realizar a atualização, é fundamental agendar um atendimento no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou no setor responsável em seu município e comparecer dentro do período estabelecido. Somente assim, o benefício poderá ser desbloqueado.

QUANTO TEMPO LEVA PARA DESBLOQUEAR O BOLSA FAMÍLIA?

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a família ficará bloqueada por um período de até três meses.

Durante esse tempo, o beneficiário terá a oportunidade de atualizar as informações dos membros no Cadastro Único (CadÚnico) antes que o Bolsa Família seja cancelado.

Após a atualização das informações, o Bolsa Família será desbloqueado em até 90 dias.

Saiba também sobre a nova Regra de Proteção que pode diminuir o valor do seu Bolsa Família:

BOLSA FAMÍLIA CANCELADO, E AGORA?

Se a família perdeu o prazo para atualização do cadastro e o Bolsa Família foi cancelado, ela pode retornar ao programa através do processo de reversão de cancelamento.

Para fazer isso, a família deve entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e solicitar informações sobre a documentação necessária e os procedimentos a serem cumpridos.

Leia Também

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS