Neste sábado, 05/08, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) confirmou o bloqueio de verbas destinadas ao pagamento do Auxílio Gás.
Agora os beneficiários temem perder o recebimento do Auxílio Gás, um dos programas sociais do governo federal destinado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza para ajudar no pagamento do gás de cozinha .
Entenda nesta matéria:
- MDS bloqueia verbas do Auxílio Gás
- Auxílio Gás vai acabar?
MDS BLOQUEIA VERBAS DO AUXÍLIO GÁS
De acordo com a Agência Brasil, a oficialização do bloqueio de verbas para o Auxílio Gás foi informado ao Congresso Nacional por meio de um decreto, publicado em 28 de julho, mas que só foi revelado nesta última semana pelo jornal O Estado de S. Paulo.
CORTE DE GASTOS NO MDS
No que diz respeito ao MDS, houve um contingenciamento de R$ 144 milhões.
A pasta comunicou ter realizado realocações no orçamento de forma a salvaguardar os pagamentos dos programas sociais.
Quanto ao Auxílio Gás, o ministério assegurou que a despesa que foi bloqueada "será executada somente em dezembro", e até então, a previsão é que todos os montantes sejam desbloqueados.
AUXÍLIO GÁS VAI ACABAR?
Atualmente, o Auxílio Gás opera como um programa complementar ao Bolsa Família, com pagamentos a cada intervalo de dois meses, correspondendo ao valor de um botijão de gás.
No mês de abril, por exemplo, o montante distribuído foi de R$ 110, contemplando 5,7 milhões de famílias, conforme informações fornecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Apesar do contingenciamento orçamentário, o MDS negou a interrupção no pagamento do benefício. Dessa forma, o Auxílio Gás não vai acabar.