Desde abril deste ano, mais de 1 milhão de famílias tiveram o Bolsa Família suspensos e, consequentemente, cancelados devido à revisão cadastral do Cadastro Único (CadÚnico) implementada pelo Governo Federal.
De acordo com informações do Governo Federal, até o final de 2023, é provável que mais famílias com registros desatualizados também passem pelo processo de suspensão.
Para facilitar sua leitura confira os tópicos abordados nesta matéria:
- Por que meu Bolsa Família foi bloqueado?;
- Quais famílias terão o Bolsa Família bloqueado?;
- Bolsa Família bloqueado, o que fazer?;
- Quanto tempo para o Bolsa Família ser desbloqueado?;
- Bolsa Família cancelado, o que fazer?.
POR QUE MEU BOLSA FAMÍLIA FOI BLOQUEADO?
Em março deste ano, após o anúncio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a retomada do programa Bolsa Família, o Governo Federal comunicou a implementação de uma revisão cadastral dos beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico).
O propósito dessa revisão é identificar e remover indivíduos que estejam recebendo o Bolsa Família de forma inadequada, ou seja, que não atendam a todos os requisitos estabelecidos.
SEU BOLSA FAMÍLIA DIMINUIU? ENTENDA A REGRA DE PROTEÇÃO
QUAIS FAMÍLIAS TERÃO O BOLSA FAMÍLIA BLOQUEADO?
Importante! Conforme comunicado do Governo Federal, as famílias convocadas para a Revisão Cadastral de 2023 são aquelas que realizaram a última atualização do cadastro em 2016 ou 2017.
As demais famílias com informações desatualizadas (última atualização em 2018, 2019 e 2020) podem ser incorporadas a esse procedimento até o final de 2023.
BOLSA FAMÍLIA BLOQUEADO, O QUE FAZER?
A família que recebeu a convocação para a verificação cadastral será concedida um prazo para atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico).
Para efetuar a atualização, é essencial agendar um atendimento no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou no departamento responsável em sua localidade e comparecer durante o período especificado. Somente assim, será possível desbloquear o benefício.
CONFIRA OS BENEFÍCIOS EXTRAS DO BOLSA FAMÍLIA DE AGOSTO
QUANTO TEMPO PARA O BOLSA FAMÍLIA SER DESBLOQUEADO?
Segundo dados fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), a família será mantida em estado de bloqueio por até três meses.
Durante esse período, o beneficiário terá a chance de efetuar a atualização das informações dos membros no Cadastro Único (CadÚnico) antes que o Bolsa Família seja cancelado.
Após a atualização das informações, o desbloqueio do Bolsa Família ocorrerá dentro de um prazo máximo de 90 dias.
Saiba também sobre a nova Regra de Proteção que pode diminuir o valor do seu Bolsa Família:
BOLSA FAMÍLIA CANCELADO, O QUE FAZER?
Caso a família tenha ultrapassado o prazo para a atualização do cadastro e, como resultado, o Bolsa Família tenha sido cancelado, há a possibilidade de reintegração ao programa por meio do processo de reversão de cancelamento.
Para realizar esse procedimento, a família precisa entrar em contato com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo e requisitar detalhes sobre a documentação requerida e os passos a serem seguidos.
-
Parcela de até R$ 1.320 está disponível para saque nesta segunda-feira (07/08); veja como sacar o PIS 2023 de valor maior -
Novos benefícios extras para o Bolsa Família no mês de agosto? Veja se recebe os valores adicionais -
Primeira parcela do bolsa família de agosto antecipada para hoje (07/08)? Veja se recebe valores adicionas