Nos últimos anos, tem se notado uma redução constante no número de funcionários dos Correios. Isso se deve ao fato do aumento do número de demissões e da queda do número de contratações.
Diante disto, os olhares dos concurseiros rapidamente se voltaram para a possibilidade de realização de um novo concurso para os Correios.
Atualmente, há uma defasagem de mais de 7 mil cargos, o que sustenta ainda mais a necessidade de lançamento de um novo edital que vise preencher os cargos disponíveis.
Para facilitar sua leitura, confira os tópicos abordados nesta matéria:
- Concurso dos Correios;
- Quantas vagas estão disponíveis nos Correios?;
- Qual o salário dos Correios?;
- Novo edital divulgado?
QUANTAS VAGAS ESTÃO DISPONÍVEIS NOS CORREIOS?
Segundo informações disponibilizadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os Correios têm atualmente 7.790 vagas a serem preenchidas, o que evidencia a urgência de um novo edital de concurso.
Usando como base o último edital lançado, as seguintes vagas podem estar disponíveis em um futuro concurso:
Agente de Correios (Nível Médio):
- Carteiro;
- Operador de Triagem e Transbordo (em extinção);
- Atendente Comercial;
- Suporte.
Analista de Correios (Nível Superior):
- Administrador;
- Administrador Postal;
- Advogado;
- Analista de Sistemas;
- Arquiteto;
- Assistente Social;
- Bibliotecário;
- Contador;
- Economista;
- Engenheiro;
- Estatístico;
- Museólogo;
- Pedagogo;
- Psicólogo;
- Outros Profissionais de Nível Superior;
- Técnico em Comunicação Social.
QUAL O SALÁRIO DOS CORREIOS?
Os salários oferecidos pelos Correios variam com base no nível de escolaridade e cargo ocupado, a quantia pode ir de R$ 2,1 mil a R$ 6,3 mil, de acordo com esses aspectos.
NOVO EDITAL DIVULGADO?
Infelizmente, nada de novo edital por enquanto, mas seu lançamento já está sob a mira do Ministério da Gestão e Inovação (MGI).
O último concurso dos Correios foi realizado há mais de uma década, em 2011. Recentemente foi autorizada a abertura de 8.146 vagas para novos concursos federais, o que reacendeu a esperança por novo edital.
A Folha Dirigida por Qconcursos questionou o MGI a respeito do tão aguardado edital de concurso dos Correios. Em resposta, a ministra Esther Dweck informou que novos concursos serão avaliados nos próximos anos, mas não deu nenhuma declaração sobre possíveis datas.