Após retornar ao mercado local, em dezembro de 2021, a Pernambucanas inclui o Estado no plano nacional de expansão da rede. Nesta quarta-feira (9), a varejista inaugurou sua nona loja, dessa vez no Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes. Com um investimento estimado entre R$ 4 milhões e R$ 5 milhões, a nova unidade abriu 25 novos postos de trabalho diretos e outros 75 indiretos.
Berço da varejista no País, onde foi fundada em 1908, Pernambuco agora totaliza nove lojas da rede. Quando voltou à Terra Natal, onde não tinha mais presença desde os anos 1980, a empresa apostou na abertura de uma loja de rua na Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, e de outra no RioMar Recife, no Pina.
Além dessas, as demais unidades estão em cidades da Região Metropolitana do Recife, como Paulista e Jaboatão dos Guararapes, além de municípios do interior, como Caruaru, Petrolina e Vitória de Santo Antão. De acordo com a Pernambucanas, sua atuação no Estado gera 200 empregos diretos e cerca de 600 indiretos.
A loja do Shopping Guararapes é a sétima inauguração da companhia neste ano, que totaliza 508 unidades e reforça sua presença em todas as regiões do Brasil, dando continuidade ao plano de expansão. A expectativa da companhia é fechar o ano com oito novas unidades. O número é bem inferior ao de 2022, quando a varejista comemorou a abertura de 38 lojas. A última loja de 2023 está programada para o Shopping Campo Limpo, em São Paulo.
Em entrevista ao JC, o presidente da Pernambucanas, Sergio Borriello, diz que o Nordeste é prioridade no plano de expansão da empresa. Hoje, a varejista conta com 30 lojas na região, sendo 16 na Bahia, três em Sergipe, nove em Pernambuco e duas em Alagoas.
"A empresa se chama Pernambucanas, então a gente é absolutamente nordestino. A região tem oportunidade incansável. Queremos ocupar espaços nos Estados em que ainda não estamos e terminar de completar os Estados que estamos", afirma Borriello, destacando que o projeto macro é a nacionalização, com presença em todas as regiões do Brasil.
REAÇÃO DA ECONOMIA
Em função do cenário adverso para o varejo no País, o executivo diz que ainda não é possível projetar o tamanho da expansão para 2024. "Não consigo te precisar hoje, como vai ficar o ano que vem e quantas lojas vamos abrir. Mas eu consigo dizer que, se a economia nos permitir voltar a ter uma taxa de juros mais acertadinha, as coisas podem melhorar", analisa.
O presidente da Pernambucanas explica que o plano de expansão da varejista desacelerou neste ano em relação a 2022 graças a uma série de fatores: conjuntura econômica (juros altos, queda de renda das famílias persistindo, informalidade), necessidade de reinvenção do varejo (a crise das Lojas Americanas empurrou o setor em uma crise de credibilidade, com dificuldade de acesso ao crédito, por exemplo) e aumento dos custos de operação como aluguéis e salários.
Outra preocupação do varejo é com a concorrência desleal dos sites. "Eu chamo de desleal porque eu acho que a gente não está debaixo das mesmas regras. É um desafio conseguir passar à população que ela pode até pagar um preço mais barato, mas que o imposto não está sendo recolhido, que pode ter trabalho escravo etc", observa.
NOVA LOJA E PROMOÇÕES
A nova loja no Shopping Guararapes tem 1.053 m² e os produtos do portfólio vão desde vestuário feminino, masculino e infantil, itens de lar como cama, mesa e banho, além de eletroportáteis e telefonia. A unidade também reúne as demais categorias de produto como a linha esportiva, bijuterias e brinquedos, além do Espaço Beleza, área dedicada a produtos das marcas Jequiti, Multi B e Phytoderm.
Os clientes que visitarem a loja terão acesso a brindes e promoções especiais. Nos dias 9, 10 e 11 de agosto eles terão 20% de desconto nas compras de vestuário, cama, mesa, banho, tapetes e cortinas, pagando com o Cartão Pernambucanas. No dia da inauguração, quem fez compras de qualquer produto ganhou uma sacola exclusiva da Pernambucanas.
A Pernambucanas também disponibiliza em todas as suas unidades o sistema “Clique e Retire”, no qual os clientes compram pelo site ou aplicativo da marca e retiram na própria loja. Além disso, o cliente também tem à disposição a compra por WhatsApp, também com retirada na loja, em apenas duas horas.
“O povo pernambucano tem uma memória afetiva da marca ea gente escuta muitas histórias do primeiro cartão, do primeiro enxoval, da primeira escada rolante. Além disso, contratamos colaboradores locais, que nos ajudam a trazer o jeito pernambucano. Esse colaborador é um extrato do nosso cliente, existindo um processo de identificação que é quase único. Eles vêm da mesma classe social, do mesmo lugar e compartilham princípios de comunicação, forma e linguagem", destaca Borriello.