Há algum tempo, existe grande expectativa em torno do lançamento de um novo concurso dos Correios em 2023, dada a atual carência de servidores na empresa pública.
Isso se deve ao fato de que pelo menos 7,6 mil cargos estão atualmente sem preenchimento, o que ressalta a necessidade de reforçar o quadro de funcionários. Durante os últimos meses, a possibilidade de privatização dos Correios foi cogitada, o que levou a adiar a perspectiva de um novo edital.
Entretanto, o governo atual optou por remover a empresa pública da lista de entidades que poderiam ser privatizadas no país.
O presidente dos Correios, o advogado Fabiano Silva, reconheceu a importância de sanar o déficit de servidores para assegurar a qualidade dos serviços oferecidos à população.
No entanto, ainda não há um prazo definido para a publicação do edital do próximo concurso dos Correios.
Situação atual do Concurso Correios 2023
Com a reversão do processo de privatização, há esperança de que um novo concurso dos Correios possa ocorrer em breve. O último certame da instituição ocorreu em 2017 e foi conduzido pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).
Atualmente, há uma grande carência de servidores.
O primeiro passo para um possível concurso dos Correios ainda neste ano seria a solicitação de abertura de novas vagas por meio de um concurso público. No entanto, até o momento, tal pedido oficial não foi feito ao governo em 2023.
As conversas sobre um novo concurso dos Correios começaram em 2017, prevendo vagas para as posições de Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo, ambas exigindo ensino médio completo.
Ao todo, o plano era ofertar 2 mil oportunidades imediatas e formar um cadastro de reserva para 11 estados brasileiros. No entanto, o concurso não se concretizou devido à situação fiscal.
Rumores indicam que os Correios retomaram, no início de 2023, as discussões para um próximo edital. No entanto, a empresa pública ainda não confirmou essa informação, nem detalhou o pedido para o certame.
Assim, ainda não há informações sobre quais cargos poderão ser contemplados e qual será a quantidade prevista de vagas efetivas a serem preenchidas.
Quadro de Servidores do Concurso Correios
A última atualização referente ao limite de pessoal da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos ocorreu em junho de 2022.
Por meio da Portaria nº 5.678/2022, o número de servidores foi fixado em 94.598, sendo 94.490 no quadro permanente e 108 no quadro em extinção. Contudo, esse é um ato administrativo que não garante um novo concurso dos Correios.
Outro ato administrativo, com pouco impacto nos concursos públicos, aconteceu em 2018, quando foi publicado o novo Estatuto Social da ECT após a aprovação da 12ª Assembleia Geral Extraordinária da empresa.
Para aqueles interessados no próximo concurso dos Correios, é importante entender quais são os principais cargos da empresa pública, visto que algumas dessas carreiras podem ser contempladas com vagas efetivas no próximo edital. São eles:
- Agente dos Correios – Carteiro;
- Agente dos Correios – Operador de Triagem e Transbordo;
- Agente dos Correios – Atendente Comercial;
- Agente dos Correios – Suporte;
- Técnico dos Correios – Operacional;
- Técnico dos Correios – Atendimento e Vendas;
- Técnico dos Correios – Suporte;
- Auxiliar de Enfermagem do Trabalho;
- Técnico de Segurança do Trabalho;
- Especialista dos Correios – Operacional;
- Especialista dos Correios – Comercial;
- Especialista dos Correios – Suporte;
- Analista de Saúde – Médico Geral;
- Analista de Saúde – Odontólogo;
- Enfermeiro do Trabalho;
- Engenheiro de Segurança do Trabalho;
- Médico do Trabalho;
- Analista dos Correios – Administrador;
- Analista dos Correios – Advogado;
- Analista dos Correios – Analista de Sistemas;
- Analista dos Correios – Arquiteto;
- Analista dos Correios – Assistente Social;
- Analista dos Correios – Bibliotecário;
- Analista dos Correios – Contador;
- Analista dos Correios – Economista;
- Analista dos Correios – Engenheiro;
- Analista dos Correios – Estatístico;
- Analista dos Correios – Museólogo;
- Analista dos Correios – Pedagogo;
- Analista dos Correios – Psicólogo;
- Técnico em Comunicação Social;
- Além de outros profissionais com formação superior.