A Federação dos Bancos divulgou nesta segunda-feira, 4 de setembro, que as agências bancárias não estarão disponíveis para atendimento presencial ao público durante o feriado da Independência do Brasil, celebrado no dia 7 de setembro.
Essa determinação segue o disposto na Resolução n.º 4.880, datada de 23 de dezembro de 2020, emitida pelo Conselho Monetário Nacional, que estabelece que os feriados de âmbito nacional não são considerados dias úteis para efeitos de operações bancárias.
OS BANCOS ABREM NA SEXTA-FEIRA (08) DE SETEMBRO?
Vale ressaltar que na sexta-feira, dia 8 de setembro, as agências funcionarão normalmente para atendimento ao público.
Já no sábado, 9/9, e no domingo, 10/9, os clientes terão à disposição as áreas de autoatendimento dos bancos, bem como os canais digitais e remotos, como sites e aplicativos, para efetuarem transferências e pagarem suas contas.
Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), destaca a conveniência, rapidez e segurança dos canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, que representam atualmente a opção preferida para a realização de transferências e pagamento de contas, com sete em cada dez operações bancárias sendo realizadas por meio desses canais.
COMO EFETUAR O PAGAMENTO DAS CONTAS?
Quanto ao pagamento de contas, as faturas de consumo, como água, energia, telefone, entre outras, com data de vencimento prevista para o dia 7 de setembro, poderão ser quitadas sem acréscimos no próximo dia útil, ou seja, na sexta-feira, 8 de setembro.
Normalmente, esses tributos já vêm com datas ajustadas de acordo com o calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.
Em caso de documentos de pagamento que não tenham essa adequação no vencimento, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso de títulos com código de barras, agendar o pagamento por meio de caixas eletrônicos, internet banking ou atendimento telefônico bancário.
Além disso, boletos bancários de clientes registrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos através do DDA (Débito Direto Autorizado).