Pernambuco terá mais uma frequência semanal de voo internacional, ligando Recife a Buenos Aires, na Argentina. Os novos voos diretos entre os dois países começam a operar a partir do dia 4 de janeiro de 2024, sempre às quintas-feiras, com embarque e desembarque no Aeroporto Internacional Ministro Pistarini (Ezeiza). O anúncio foi feito pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), durante a Abav, maior feira de turismo do Brasil, que começou na quarta-feira (27) e segue até esta sexta-feira (29), no Rio de Janeiro.
O voo Recife-Buenos Aires será realizado em um Boeing 737-800, com capacidade para 180 passageiros. Com essa nova frequência, Pernambuco retoma o quantitativo de voos que tinha para a Argentina antes da pandemia da Covid-19, totalizando dois voos.
Para o presidente da EMPETUR, Eduardo Loyo, esses voos são fundamentais pois a Argentina é o principal polo emissor de turistas para Pernambuco.
"No evento da ABAV, que está completando 50 anos, temos a alegria de anunciar um aumento da malha aérea de Pernambuco para a capital argentina, já que o país é o nosso principal polo emissor de turistas seguidos por São Paulo e Uruguai. Retomamos agora a quantidade de voos para Buenos Aires, que a gente possuía antes da pandemia. No entanto, o nosso foco é aumentar os destinos dentro da Argentina e a tendência é que essa parceria cresça ainda mais e a gente colha bons frutos", afirma.
O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, reforça que essa retomada traz diversas vantagens pois amplia o quantitativo de turistas estrangeiros no Estado.
"A retomada da rota Recife-Buenos Aires pela Gol é de extrema importância. A Argentina é o nosso principal emissor de visitantes estrangeiros, por isso essa ligação é fundamental para Pernambuco. Isso significa mais turistas estrangeiros em nosso território, conhecendo nossas beleza, nossa cultura. Também ajuda a promoção dos nossos destinos na Argentina, pois facilita, por exemplo, a venda de pacotes de viagem lá na ponta", observa.
Além da nova frequência, Pernambuco, atualmente, possui um voo direto Recife/Buenos Aires, com embarque e desembarque no Aeroporto Internacional Jorge Newbery (Aeroparque), que ocorre aos sábados.
RETOMADA
O ano de 2023 pode ser considerado de recuperação pós-pandemia da covid-19 para a malha aérea no Brasil. Mesmo com o imbróglio da empresa 123 Milhas e a subida nos preços das passagens, a movimentação nos aeroportos brasileiros vêm crescendo.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o mês de agosto de 2023 foi o melhor da série histórica em movimentação nos aeroportos brasileiros. No período, foram mais de 8,2 milhões de passageiros, um aumento de 12,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.
No Aeroporto Internacional do Recife, a movimentação de passageiros de janeiro a julho foi 0,48% maior que em relação ao ano anterior e 2,32% superior a 2019, ano pré-pandemia. Os primeiros sete meses do ano somaram mais de cinco milhões de passageiros. O Recife conta hoje com 37 ligações aéreas nacionais e cinco internacionais para Buenos Aires (GOL), Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, (Azul), Lisboa (TAP) e Montevidéu (Azul).