O Cesar e a Caixa Econômica Federal oficializaram neste mês parceria para um projeto em inovação de ponta a ponta. Com mais de 160 anos de fomento à inclusão e ao desenvolvimento sustentável, a instituição financeira contará com a excelência e expertise de um dos maiores centros de inovação e conhecimento do país para acelerar seus processos de transformação e potencializar a cultura inovadora entre seus funcionários.
O projeto prevê squads de inovação iniciando os processos em fase de Discovery, passando por Delivery e finalizando em Growth. Na primeira etapa, o CESAR atuará com
especialistas em design e UX (experiência do usuário) e analistas de empreendedorismo, levantando e validando hipóteses para os desafios, direcionando melhor qual solução mercadológica atende aos objetivos de negócios da Caixa e supre as necessidades dos usuários finais.
Ainda na fase Discovery, são definidos como saída o roadmap do produto e o sequenciador de funcionalidades, que, uma vez definidos, seguem para o Delivery. Nesta etapa, uma equipe técnica especializada atuará no desenvolvimento da solução, sempre considerando os aspectos e guias técnicos e de arquitetura definidos pela Caixa, em um mínimo produto viável (MVP). Quando o produto estiver em produção e sendo monitorado via usuários, o projeto segue para o Growth, fase responsável pela aceleração da solução.
"É uma honra receber uma instituição do porte da Caixa e trabalhar, no dia a dia, em prol de projetos de impacto na vida dos brasileiros. O CESAR é uma instituição cujo principal DNA é ainovação e temos como premissa atuar com parceiros que tenham missões e visões conectadas ao nosso olhar de ESG", afirma o CEO do Cesar, Eduardo Peixoto.
Para Rodrigo Salgado, Gerente Nacional de Inovação da Caixa e responsável pelo projeto, a parceria é estratégica para o cenário de transformação digital atual. “Estamos vivendo uma transformação digital intensa na indústria financeira e ‘desembarcar’ no Porto Digital e em parceria com o Cesar certamente vai acelerar o processo de tecnologia, pesquisa e inovação em desafios críticos da sociedade. A CAIXA sabe o quanto o Nordeste é essencial para o desenvolvimento do país e pretende executar até 50 projetos em três anos, já tendo sete em andamento, além de fomentar outras iniciativas no ecossistema”, revela Salgado.
Protagonismo
O Cesar tem mais de 27 anos de atuação, centenas de empresas públicas e privadas impulsionadas e milhares de estudantes e profissionais formados e capacitados para um mercado em constante evolução. Atua em áreas essenciais, como soluções robustas e escaláveis, inovação aberta, venture building e educação inovadora, e desenvolve estudos e projetos de impacto com uso de Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Blockchain, computação quântica, em nuvem e de alto desempenho, entre outras novas tecnologias.
O trabalho do Cesar abrange todo ciclo, desde a cultura organizacional até a implementação de soluções tecnológicas avançadas, com aceleração de negócios para elevar organizações, de startups a grandes empresas, a um novo patamar de competitividade. Através da Cesar School, a escola de inovação, são formados líderes e empreendedores protagonistas da transformação.
Instituição-âncora do Porto Digital, um dos principais parques de inovação da América Latina, o Cesar tem sede no Recife e atuação global, inclusive com a abertura recente de uma unidade na cidade de Aveiro, em Portugal. O Centro tem alcançado cada vez mais reconhecimento internacional. São exemplos recentes o SPE Awards conferido ao projeto Digital Twin, desenvolvido pelo CESAR junto à Petrobras, e presença de destaque como finalista no SXSW Tech Innovation Awards, com o tradutor simultâneo de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, elaborado com a Lenovo.