MERCADO DE TRABALHO

Empresas de cidade pernambucana incluem Bolsa Família como fator de dificuldade para contratar

De acordo com a pesquisa, 100% das empresas relataram enfrentar algum nível de dificuldade na contratação de colaboradores qualificados

Cadastrado por

JC

Publicado em 03/08/2024 às 9:37 | Atualizado em 03/08/2024 às 9:39
Mesmo para posições que não requerem experiência ou qualificação prévia, a situação não melhora substancialmente - Wesley Santos/JC Imagem

Santa Cruz do Capibaribe, considerada 'cidade-mãe do Polo de Confecções de Pernambuco', enfrenta um grande desafio no mercado de trabalho local. Uma recente pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) em julho de 2024, que envolveu 139 empresas do município, revelou que oito em cada dez empresas estão atualmente em busca de novos colaboradores. No entanto, encontrar candidatos qualificados tem se mostrado uma árdua tarefa para os empreendedores.

A DIFICULDADE DE ENCONTRAR MÃO DE OBRA QUALIFICADA

De acordo com a pesquisa, 100% das empresas relataram enfrentar algum nível de dificuldade na contratação de colaboradores qualificados. Um alarmante 94% das empresas afirmaram ter muita dificuldade, enquanto 6% disseram enfrentar pouca dificuldade.

Mesmo para posições que não requerem experiência ou qualificação prévia, a situação não melhora substancialmente. Cerca de 78% das empresas ainda consideram muito difícil encontrar esses colaboradores, com 21% indicando uma leve redução na dificuldade e apenas 1% afirmando não ter problemas.

CAUSAS DA ESCASSEZ DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA

Diversos fatores contribuem para essa crise de contratação. Os entrevistados destacaram:


AS PROFISSÕES MAIS PROCURADAS

O estudo também revelou um ranking dos profissionais mais difíceis de encontrar no mercado local. É interessante observar que a lista não tem as badaladas “novas profissões”, normalmente ligadas ao mundo digital. É um ranking composto por profissões mais tradicionais. Aqui estão os 20 profissionais mais procurados, com destaque para os dois primeiros colocados (vendedor e costureira), que foram de longe os mais citados pelos entrevistados:

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS